domingo, 7 de julho de 2013

Onibejada! E a Sementeira adentra no estudo e vivência sobre os Erês!

Sábado, dia 06 de julho, começamos uma série de conversas sobre os Erês, ou a Ibejada, que é um dos tripés da Umbanda Sagrada, junto com Caboclos, Pretos Velhos e as contrapartes na esquerda, os Exus de Lei.

Antes de entrarmos nesse tema, fizemos uma roda de avaliação sobre a participação da Sementeira na Louvação a Xangô, que ocorreu no sábado passado. Quando foi pedido para que eles dissessem o que sentiram quando cantaram ou tocaram para Pai Xangô, todos começaram a falar ao mesmo tempo. Então, em tom bem baixo, lhes foi pedido o silêncio e eles já sabem que quando é pedido silêncio em tom baixo, é para fazer silêncio mesmo. rsrssss... e silenciaram. Aí foi dado o comando: "-Vamos falar e escutar a todos. Em círculo, cada um fala na sua vez e escuta os demais, combinado? Simmmmmm!!! E assim ocorreu. Com as palavras das crianças, elas acharam que foi: emocionante, legal, divertido, tocante, alegre, bonito, muito bom, querem de novo. rsrssss... enfim, elas gostaram!

Em seguida, começamos a falar sobre os Erês. Lhes foi dito os porquês dos nomes Sementeira e Pinta Céu e também sobre a importância do Axé da Ibejada! Nesse momento, uma das crianças perguntou: "-E o que é Axé?" Silêncio. Então aproveitamos a pergunta para provocá-los: "-Quem pode responder?" Silêncio. os olhinhos brilhando, buscando na mente... então fizemos um exercício que foi belo: dissemos a eles: "-Vamos sentir o Axé da Ibejada? Estão todos aqui, agora, vamos sentir?" E o comando foi: "-Para sentir, vamos fechar os olhos e ficar em silêncio, bem calminhos e relaxados..." e então fizeram assim... foram uns 20 segundos de silêncio, até que a mesma criança que havia perguntado respondeu: "-É essa energia!" e as outras: "-Força, equilíbrio, amor, cura, alegria, proteção!"

Então, refletimos juntos: "-Viram como vocês sentiram o que é o Axé, sem que fosse preciso dizer o que é?!" E as crianças: "-Sentimos!" Então falamos: "-Vocês podem e devem sentir sempre! E no silêncio, concentrados, quietos, podem sentir melhor! Vejam como vocês mesmos responderam o que é Axé, depois que sentiram o Axé!"

Foi, realmente, um momento muito especial, iluminado para elas, nelas, melhor dizendo!







Em seguida, lhes foi perguntado quanto aos nomes dos Erês, e elas listaram vários Erês meninas e meninos que conhecem. Então lhes foi pedido que fizessem um desenho em homenagem a um Erê, que elas mesmas escolheriam, e que esse desenho retratasse o Axé que elas haviam sentido dos Erês. Havia três crianças novas no grupo e foi determinado que outras crianças as ajudassem na tarefa.

Ao final, cada criança mostrava para o grupo seu desenho, dizia o Erê e o Axé que sentiu. Depois foram pro chão, brincar de lego, que foi doado pela Maria Clara pro Sementeira. Todas as crianças agradeceram, Maria Clara!

Confiram quanta beleza!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário