domingo, 14 de julho de 2013

Erês, Sentimentos, Trabalho Coletivo e Maravilhosas Surpresas!

Sementeira, sábado, 13 de julho, de pura alegria!

Começamos com as conversas tantas... as crianças sempre trazem questões do cotidiano, de suas vidas, alegrias e tristezas, dúvidas e incertezas. Bem no comecinho do trabalho elas falam muito, todas ao mesmo tempo... com muito respeito, vamos pedindo para que elas falem uma de cada vez para que sejam escutadas pelas demais. 

Então, vem as histórias: uma arrancou o dentinho, outra dedurou o irmão que brigou na rua, outro perdeu o celular, outra ganhou uma rosa da Vovó Maria Conga, eles sempre querem compartilhar com os demais. Nesse momento, quando eles falam, já há intenso trabalho sendo feito pelos Erês e Guias de Luz, com as crianças. Sentimos que certas energias densas são desintegradas, ao mesmo tempo em que as alegrias e emoções construtivas são distribuídas, inundando a todos.

Ah, e eles sempre querem saber se vamos brincar lá fora. Nessa noite combinamos assim: vamos fazer a leitura do texto sobre os Erês (leia aqui), depois duas atividades e aí, sim, vamos brincar lá fora!

Passamos, em seguida, à leitura do texto sobre os Erês e após uma rápida conversa, já que eles não expressaram ainda dúvidas sobre o texto, iniciamos a pintura das imagens presentes no texto. Nas fotos, o registro das crianças pintando. 





As crianças que terminavam, podiam ir brincar na esteira de joguinhos de montar letras e números.



O TRABALHO COLETIVO - Em seguida, iniciamos a segunda atividade, ainda não concluída, que será retomada, mais profundamente no próximo sábado. Foi pedido para que eles pensassem em sentimentos opostos: alegria/tristeza, amor/ódio, amizade/raiva, perdão/vingança e assim por diante. Eles pensaram e disseram. Em seguida foi pedido para que cada um escrevesse ou desenhasse na cartolina um sentimento positivo e seu contrário.

Foi dito que iriam compartilhar a mesma cartolina, que seria um trabalho coletivo e que teriam que respeitar o espaço de cada um que é o espaço de todos. Imediatamente, alguns delimitaram seu espaço, traçando um quadrado onde iriam fazer seu desenho; embora estivessem usando a mesma cartolina, quase não houve interação dos desenhos no papel. Cada qual fez o seu. Alguns desenharam pessoas em posições que expressavam sentimentos opostos, outros apenas escreveram as palavras.

Ao final do desenho coletivo, perguntamos o que haviam sentido quando se referiram aos sentimentos opostos. Por exemplo: foi diferente quando desenharam ou escreveram amor ou ódio? Eles disseram que não.

No sábado que vem, vamos observar nossos sentimentos em relação aos sentimentos opostos e vamos interagir quanto ao desenho coletivo. Aguardem, sementinhas! <3


Agora, vejam algumas das pinturas e olhem que lindas surpresas as sementinhas nos prepararam. 

Obs: na quarta-feira, postaremos todas as pinturas e desenhos aqui no Blog. Sofia e Dandara também fizeram desenhos lindos no verso do papel. Confiram.


Acima, o Yuri, inspirado, desenhou o colorido dos Erês no verso do texto.



Acima, olhem que beleza de desenho do José, homenageando Seu Exu Caveira! Laroiê!

PIRA-AJUDA - Depois das duas atividades após a leitura do texto, nos organizamos pra brincar lá fora. Fizemos uma votação em dois turnos para decidir qual a brincadeira e venceu a pira-ajuda. Então, eles brincaram muito, correram muito, sempre respeitando as regras de limites de espaço. Foi muito bom!

SEU ZÉ E RAFAEL - Voltamos ao Congá, porque queríamos todos ver a chegada e o trabalho do nosso amado e divino Mestre Seu Zé Pelintra. E a mais bela das surpresas aconteceu: nossa sementinha, o Rafael, deu um show de interação junto com seu Zé! Brincou, saravou, foi até pro tambor e, por dois minutos, batucou bonito na curimba!

O Rafael dando show na Curimba. 
O click é da Rosa Vasconcelos.

Pois é, Sementeira Pinta Céu é pura sintonia, alegria, trabalho profundo dos nossos bons Guias de Luz com nossas sementinhas amadas. Gratidão, gratidão, gratidão à nossa Umbanda Sagrada e à nossa amada Tenda de Umbanda Luz do Oriente! <3




*



4 comentários:

  1. Lindo, que excepcional trabalho! Parabéns a todos os irmãos envolvidos e que a Linha de Yori os abençoe cada vez mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! A Sementeira Pinta Céu da Tenda de Umbanda Luz do Oriente agradece muito, irmão!

      Excluir
  2. Resumo do trabalho da querida Gys na SEMENTEIRA: dedicação,amor,responsabilidade,multiplicação de conhecimento,respeito...
    É lindo de ver crianças aprendendo brincando(claro, pra elas é só brincadeira)com satisfação e detalhe,com muita vontade do retorno(importante lembrar esse detalhe).Parabéns queridona, teu trabalho é belo e já está surtindo efeito positivo nas crianças.
    Rosangela Estumano.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão aos nossos amados Guias de Luz e Erês que tudo cuidam e impulsionam para esse abençoado trabalho de amor com as crianças. Viva a Umbanda Sagrada! Viva a Tenda de Umbanda Luz do Oriente! Viva a Sementeira Pinta Céu!

    ResponderExcluir