No sábado passado, 15, formamos um círculo do lado de fora da Tenda, oramos e conversamos novamente sobre o Orixá Xangô, relembrando os conteúdos trabalhados nas duas últimas aulas para, em seguida, começarmos a ensaiar o Ponto de Xangô que iremos cantar na nossa Louvação, no próximo sábado, 29.
Após os ensaios, pedimos às crianças, uma sugestão de brincadeira. Imediatamente elas, todas ao mesmo tempo, começaram a falar, e depois a gritar as brincadeiras que queriam brincar. Então pedimos silêncio e demos o seguinte comando: cada criança falará na sua vez, de acordo com a ordem do círculo e, antes e depois da sua vez, escutará as propostas das demais crianças. Aqui exercitamos a organização, a disciplina, a paciência e o espírito democrático.
Algumas brincadeiras foram sugeridas, mas a maioria das crianças queria brincar de pira-esconde, porém, uma delas não poderia correr muito, pois estava saindo de uma crise de asma. Então, coloquei a situação para o grupo, no sentido de estimular a compaixão e a solidariedade: "- Crianças, a nossa irmã não poderá brincar porque está impedida por uma questão de saúde. Mesmo assim, todos querem brincar de pira? E como fica a nossa irmã? Ela ficará excluída?"
Silêncio geral, por uns segundos. Então, algumas crianças começaram a sugerir que ela fosse a "café com leite" ou seja, ela participaria, mas sem cumprir as regras todas da brincadeira. Ela pulou: "- ah, mas assim não vai ter graça!" Então as crianças começaram a sugerir outras brincadeiras que poderíamos brincar sem correr, mas a maioria ainda queria brincar de pira. Então, a criança que mais defendia a brincadeira de pira sugeriu duas brincadeiras: primeiro, iríamos brincar de mímica, sentados mesmo; depois iríamos brincar de pira. A criança que estava meio impedida de correr, imediatamente disse que assim estaria ótimo porque correria menos e sabia que seria protegida pelos Erês.
E assim fizemos: primeiro brincamos de mímica, exercitando a desenvoltura e a concentração das crianças, que escolheram animais para serem imitados. Foi muito engraçado! Todas se divertiram muito! Em seguida, estabelecemos as regras da pira-esconde, delimitando a área onde as crianças poderiam se esconder. A primeira mãe, adivinhem? A própria semente de pimentinha que estava saindo da crise de asma... rsrssss... foi uma delícia! As crianças se divertiram bastante, correram, riram, brincaram muito!
Um dos grandes aprendizados nossos é, sempre, o Amor no sentir, no compartilhar, no estimular. Fazemos o trabalho com Amor e estimulamos, nas crianças, o sentimento de amor, exercitando condutas de compaixão, respeito, solidariedade, caridade, inclusão.
Hoje, 22, vamos ensaiar novamente o Ponto de Xangô, pra valer, como será apresentado no dia da Louvação. Será uma linda alegria a participação das nossas sementinhas na nossa Louvação de Xangô.
Kaô, Kaô Kabecilê!
Onibejada!
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário