sábado, 8 de junho de 2013

Série Orixás na Umbanda - Xangô, texto, Ponto e lindos candeeiros de luz!

E foi especialmente lindo! Como estava programado, fizemos a leitura do texto sobre Xangô (na postagem abaixo dessa), ensaiamos um Ponto de Xangô e construímos lindos candeeiros juninos, bem coloridos. Foi muito divertido!

A Carol e o Vinícius se dispuseram a ler, e durante e após a leitura do texto, as crianças perguntaram o significado de lei cármica, ego, cósmica e universal, sânscrito, lei de causa e efeito, Senda, dentre outras palavras e questões. Conversamos sobre todos esses conceitos e aprofundamos um pouco sobre o Orixá Xangô. As crianças ficaram bastante surpresas ao compreenderem que podemos equilibrar os carmas sem sofrimento, que podemos pagar os erros com os acertos, os ódios com o amor, a tristeza com a alegria, as mentiras com a verdade, que basta trilharmos o caminho certo e reto do Amor, que podemos pedir misericórdia a Pai Xangô e que ele pode apagar nossos carmas.

Após a leitura e conversas sobre o texto, ensaiamos um ponto que as crianças irão cantar no dia da nossa Louvação a Xangô, em 29 de junho.


"Pedra rola na Pedreira pra cima de quem errou,
Justiça quem faz é Ele, porque Ele é Xangô!
Com seu Leão do lado, com seu machado na mão,
Ele corta a mironga, a seus filhos dá proteção.
Justiça maior é de meu Pai Xangô!
Justiça verdadeira!
O seu brado é tão alto, ecoa na Pedreira!"

Agora vejam que lindezas, as crianças construindo os candeeiros de Luz que enfeitarão nossa Louvação e nosso Arraiá da Luz!













Os candeeiros já estão devidamente instalados em nossa parede de exposições dos trabalhos da Sementeira.

No próximo sábado, mais ensaio do Ponto de Xangô, construção de mais candeeiros e decisão sobre a participação da Sementeira no nosso Arraiá da Luz. Vai ter quadrilha? Misses juninas? As crianças querem... vamos ver como será.


Nenhum comentário:

Postar um comentário