quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sementeira, emoção, alegria e a Árvore dos Desejos.

Sábado, 04 de janeiro foi dia de pura emoção, olhinhos brilhantes e risos larguíssimos! Reencontro da Sementeira, boas novas, todo mundo falou sobre férias, Natal, Ano Novo e muito mais... tudo foi compartilhamento de alegrias e saudades... e foi bastante acolhedor para as novas sementinhas que chegaram agora.

Após esse bate-papo inicial, onde os aspectos mais espirituais das festas de Natal e Ano Novo foram ressaltados, fizemos uma apresentação bem dinâmica, brincando de mímica. Em círculo, cada criança dizia seu nome e fazia um gesto. Depois todas repetiam o nome e o gesto... foi uma delícia de palhaçadas!
Em seguida falamos dos nossos desejos para 2014 na Sementeira e aí a Sofia nos lembrou que combinamos de fazer uma oferenda pro Seu Zé Pelintra, inclusive com a confecção de um alguidar de argila! Outra coisa bem legal foi que combinamos, também, de fazer atividades mais movimentadas, com mais brincadeiras, com vídeos como Avatar, se Oxalá permitir, já na nossa Casinha Pinta Céu.

Conversa fluindo e desaguamos no tema Respeito (e outros valores importantes para termos boa convivência). Conversamos muito sobre as coisas que não gostamos que façam com a gente, como: brigar, bater, apelidar, mandar calar a boca, falar enquanto outro esta falando, ser egoísta...

Aí começamos a brincar da Árvore dos Desejos. Oramos e cantamos para iluminar o momento seguinte no qual cada um escreveu na Árvore uma conduta positiva, que devemos seguir para a boa convivência e aprendizado. E nossa árvore ficou linda com folhas, flores e frutos de amor, respeito, gentilezas! Após todos escreverem, fomos relendo as condutas colocadas e houve um questionamento fundamental: " - Sementinhas, quem é que segue, no dia-a-dia, na vida, na rotina, essas condutas que vocês mesmos escreveram?" Com muita sinceridade, as crianças disseram que não seguiam a maioria das condutas.


Consideramos esse momento de honestidade muito importante, verdadeiramente belo, porque foi um exercício de olharmos para nós mesmos e encararmos verdades. Após uma boa e longa conversa, firmamos um pacto de convivência e um compromisso: o de buscar vivenciar as condutas colocadas ali na nossa Árvore, na escola, em casa, nas brincadeiras de rua e na própria Sementeira, claro!  Decidimos que todos os sábados vamos ler as flores, folhas e frutos da nossa Árvore, vamos meditar no que aquelas condutas representam para nós, vamos confirmar nosso pacto de amor coletivo, vamos regar a nossa Árvore que vai crescer cada vez mais linda nos nossos corações!


Recadinho:

MUITO OBRIGADO 
A QUEM AJUDOU 
A CONSTRUIR 
NOSSA CASINHA 
PINTA CÉU! 
OBRIGADA, 
DE CORAÇÃO!

A CONSTRUÇÃO 
VAI COMEÇAR!!!






*

Nenhum comentário:

Postar um comentário