domingo, 1 de dezembro de 2013

Série Orixás na Umbanda: Odoyá Odocyaba! A Face Geradora da Mãe Cósmica.

Sábado, 30 de novembro, Sementeira estudou/vivenciou a amada Yabá Yemanjá, a face Geradora da Mãe Cósmica. Refletimos sobre um de seus maravilhosos Fundamentos: a água, na qual, desde fetos, somos formados, nos úteros das mamães. 

A água compõe a maior parte do nosso corpo físico, a maior parte do nosso planeta; e nesse sentir sobre a água, as sementinhas foram trazendo suas experiências, seus olhares e compreensões desse elemento fundamental de Mãe Yemanjá... Sofia falou sobre as lágrimas, Gabriel, sobre o suor e então comentamos sobre as lágrimas e o suor serem salgados, como as águas do mar... lembramos que a Mãe Yemanjá é também conhecida como a Senhora do Mar, das águas salgadas, e voltamos a refletir sobre a face Geradora, a mãe que gera, e o Mar, o grande útero do planeta. Lembramos que os cientistas pesquisaram e afirmaram que o primeiro ser terrestre foi uma ameba, que foi gerado nas águas salgadas de Yemanjá.

Falamos sobre as cores, a saudação à Yemanjá, e sobre as Caboclas, como Dona Mariana, Dona Juliana, e a Princesa Flora que puxa a linha das Sereias. Interessante foi notar que algumas crianças relataram ter medo das Sereias porque seriam feias e traiçoeiras. Então outras crianças lembraram que algumas imagens de Sereias não são verdadeiras, mas são montagens, e passamos a refletir que nem tudo que vemos na televisão e internet é verdadeiro, porque as Sereias são belas e iluminadas.


Em seguida, todos demos as mãos e repetimos, um por um, a saudação de Yemanjá. Depois saudamos todos juntos, e então cada criança desenhou para Yemanjá. Por fim, todos de mãos dadas e de olhos fechados, imaginamos estar em uma praia, pisando na areia e escutando as ondas do mar. Em silêncio cada criança sintonizou com a irradiação de Yemanjá por dois minutos. 

Depois relataram o que tinham sentido, visto, alcançado... José foi levado para dentro d’água aonde conseguiu respirar, Letícia viu duas sereias cantando em uma pedra, Sofia viu castelos dentro no fundo do mar, Yuri estava nadando em cima de um peixe, muitas meninas conseguiram alcançar Sereias cantando. Ainda bastante encantados com a vivência, resolvemos ir para fora para vivenciar de novo sob o céu estrelado, as belezas e bênçãos dos reinos das águas salgadas.

Gratidão, Mãe Yemanjá!



Odoyá Odocyaba!








*


Nenhum comentário:

Postar um comentário