domingo, 29 de dezembro de 2013

Finda a Era das Almas e abre-se a Era das Matas

Nós temos muito o que agradecer em 2013, ano de Deusa Mãe Nanã e de Pai Obaluaê, ano de transmutações, de tantas curas, superações e ano em que manifestamos a Sementeira, esse plano sagrado dos nossos Bons Guias, para o trabalho, estudo e vivência da Umbanda com as crianças da Tenda de Umbanda Luz do Oriente.

Saluba Nanã! Saluba Vovó!
Atotô, Obaluaê, Ajuberô, nosso Pai!

Imagem do Sr. Caboclo das Sete Encruzilhadas.
E assim como agradecemos a 2013 e aos Orixás que o regeram, abrimos os braços e os corações com muita alegria a 2014, ano que será regido por Oxóssi, o Divino Arqueiro, o Caçador de Almas.

Assentamento de Pai Tupinambá na Tenda
Preciosas informações estão postadas no site da Tenda, nas aulas de Mãe Ita, e na aula sobre Oxóssi assim está escrito:

"...Oxóssi é chamado Caçador de Almas, pois Ele é o Portador da Luz e "resgata as Almas das trevas da ignorância para a Luz do Conhecimento". É dentro dos Reinos de todas as criaturas: fauna, flora e o que ainda ignoramos, que estão as chaves de todo o Conhecimento e da Criação de nosso mundo e de todas as coisas, e o Arqueiro Divino mantém e Zela por esse Conhecimento."

E olhem que maravilhosos ensinamentos sobre os Reinos do Juremá:

A árvore sagrada, Jurema Preta.
"Nossa querida Mãe Ita nos informa que além dos Portais, existe aquilo que se denomina "real", o que está além do véu de Maia. Não estamos falando dos planos astrais, que Chico Xavier divinamente nos trouxe o conhecimento por sua iluminada mediunidade. Estamos falando de "Reinos", aquilo que perdemos com a grande queda de Nossa Raça Raiz. Conta-nos Mãe Ita, que muito antes de nossos planeta ser "atirado" na densidade, pela queda de nossa Raça, perdemos o contato com a realidade, e com essa densificação aquilo que era de nosso contato com os elementais e muitas evoluções, assim como uma fauna e flora que não temos condições de sequer imaginar, foi sendo, com o tempo, pela vibração tão densa e baixa do Planeta, consumido e desapareceu. Mas os Grandes Sábios do Governo Oculto do mundo decidiram então "guardá-lo", nos planos internos, o que nó podemos hoje definir como "Reino de Jurema" que o Seu Zé Pelintra também chama de As Sete Cidades Sagradas de Juremá.

(...)

Portanto, quando falamos de Mata, não vamos só pensar no Reino Vegetal, como o conhecemos em nosso plano, tão limitado (...) vai muito, além disso. (...) Cada Orixá traz uma Ação de Deus para movimentar a Sua Obra, e isso é de Sua Divina Vontade, então vamos dizer que Oxóssi tem como função, na Grande Obra do Criador, ser aquele que é condutor e mantenedor da Luz Criadora..."

Okê, Okê Arô, Oxóssi!

Mata, Folhas, Okê, Okê!
Okê, Okê, Pai Tupinambá, Mãe Ita, Seu Pena Branca, Mãe Iracema, Cabocla Jurema, Seu Pena Verde, Cabocla Jupira, Cabocla Jacira, Seu Arranca-Toco e todos Caboclos e Caboclas das Matas! Povos de Pena e Maracá! Sementeira agradece!


Saravá a Umbanda Sagrada!


Salve a Tenda de Umbanda Luz do Oriente!






*



quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Obrigada a quem já doou! Precisamos de apenas 2 sacas de cimento! Você quer nos ajudar?


Irmãs e Irmãos, Amigas e Amigos queridos, a Sementeira está muito grata pelas doações já feitas! Nossa meta inicial é de apenas 30 sacas de cimento e em cinco dias já conseguimos 28 sacas. Isso mostra que a gente pode contar mesmo com cada um de vocês! Valeu e tá valendo!

Agradecemos a todos e todas que já doaram, aos que estão fazendo as contas na ponta do lápis pra ver se sobra algum... Sabemos que não tá fácil pra ninguém, mas, olha, ajudar a levantar a casinha da Sementeira Pinta Céu é um super investimento na Luz, viu? Há dezenas de crianças que ainda nem nasceram e já estão te agradecendo por isso! Imagine as que já estão aqui, entre nós e que ainda nem conhecem a Umbanda, a Tenda, a Sementeira?! Mas irão conhecer, pleno Plano superior da LUZ!

Quando a casinha estiver pronta, ali na entrada da Tenda, ela se chamará Cantinho Pinta Céu, porque Vovó Conga nos disse que Pinta Céu é o nome do lugar onde vivem os Erês, em Aruanda. E será nesse Cantinho Pinta Céu que tantas crianças encarnadas e desencarnadas continuarão a estudar, brincar, vivenciar a maravilhosa e abençoada Luz da nossa Umbanda sagrada! Vidas serão salvas para o Amor, para a Fé, para A Senda!

Muito obrigada a quem já doou: Cleide Silva, Somira, Bil, Lariza (doando 5 sacas!), Alciete, Cleide Silvana, Rosa, Karina Darwich, Cecília, Rosângela Estumano, Serginho Cunha, Nayara, Antônia Tavares, Rosélia, Luciane, Andressa, Adhara, Kátia, irmã da Maryanne, Zildinha Sequeira e mãe da Shaula! Obrigada de coração por terem se comprometido a doar uma saca de cimento ou o valor de R$ 50,00. Agora já temos 28 sacas! Precisamos de apenas 2 bons corações que queiram nos doar uma saca cada um. Se você que ainda não doou, abrir seu coração e puder nos ajudar, ficará ainda mais forte a certeza de que vamos conseguir levantar nossa casinha! Nos ajude!


Para doar você pode levar uma saca de cimento ou o valor de R$ 50,00 para a Regina na Tenda, ou  pode também depositar na conta do BRUNO LIMA SANTOS - Banco do Brasil, Ag: 3301-4. Conta corrente: 22837-0 / ou na conta de GHSYLAINE ALMEIDA E CUNHA Banpará Ag: 11. Conta corrente: 231939-0. Se for depositar, por favor nos comunique para que possamos identificar no extrato.

Vamos encerrar essa etapa da Campanha com as 30 sacas de cimento até o dia 30 de dezembro? Nos ajude! Temos que abrir a segunda etapa para a aquisição dos tijolos! Olha, muito obrigada! Muito obrigada mesmo!



*

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Nasça e cresça Oxalá em nossos corações!



Sementeira, a LUZ infinita de Oxalá alimente nossos corações, brote em nós! Oxalá cresça feito frutos e flores em nossas Vidas, Sementinhas, amadas!

Natal pode até ter presente, festa, ceia, ou não. Mas Natal é, acima de tudo, essa alegria profunda e infinita de sentir que somos amados por Ele, o Cristo Cósmico, o Sol que baixou na Terra para nos ensinar o AMOR, o Perdão, o Serviço, a Fé!

Neste dia, possamos meditar, Sementinhas, nas eternas lições de Vida que Oxalá nos entrega sempre nas palavras de nosso Pai Tupinambá, de Mãe Ita, de Seu Zé Pelintra, de todos os Mestres que tão perto dEle vivem, em sintonia permanente com a LUZ, com o Cristo Cósmico no Coração.

Que nas ceias, lembremos de, através de um Ponto cantado, uma oração, convidar Aquele que é o aniversariante do dia: Jesus.

Epa Epa Babá!



*

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Aberta a Campanha: Uma Casinha para a Sementeira!

Queridos irmãos, irmãs, amigos e amigas da Sementeira, por todos esses meses, fomos super bem acolhidos na cozinha da nossa Casa! Foram belos momentos de aprendizados, muitas emoções... mas agora, temos que levantar nossa casinha, um cantinho ali na entrada da Tenda.

As necessidades são muitas, mas já foram doadas as telhas e a madeira. Agora, precisamos de 30 sacas de cimento, dois mil tijolos, uma carrada de areia e a mão de obra. Isso só para levantar nossa casinha, fora o acabamento: revestimento do piso, tinta para as paredes, enfim...

É muita coisa, mas temos que começar, e por isso resolvemos abrir uma campanha por etapas: primeiro, vamos conseguir as 30 sacas de cimento, depois vamos pedir os tijolos, a areia, o valor para a mão de obra e assim por diante.

Dessa forma, todo mundo poderá ajudar a seu tempo.


Criamos, então, essa primeira etapa da Campanha: doe uma saca de cimento. Precisamos de 30 bons corações que possam doar apenas uma saca de cimento, cada um. Você quer nos ajudar?






*

domingo, 1 de dezembro de 2013

Série Orixás na Umbanda: Odoyá Odocyaba! A Face Geradora da Mãe Cósmica.

Sábado, 30 de novembro, Sementeira estudou/vivenciou a amada Yabá Yemanjá, a face Geradora da Mãe Cósmica. Refletimos sobre um de seus maravilhosos Fundamentos: a água, na qual, desde fetos, somos formados, nos úteros das mamães. 

A água compõe a maior parte do nosso corpo físico, a maior parte do nosso planeta; e nesse sentir sobre a água, as sementinhas foram trazendo suas experiências, seus olhares e compreensões desse elemento fundamental de Mãe Yemanjá... Sofia falou sobre as lágrimas, Gabriel, sobre o suor e então comentamos sobre as lágrimas e o suor serem salgados, como as águas do mar... lembramos que a Mãe Yemanjá é também conhecida como a Senhora do Mar, das águas salgadas, e voltamos a refletir sobre a face Geradora, a mãe que gera, e o Mar, o grande útero do planeta. Lembramos que os cientistas pesquisaram e afirmaram que o primeiro ser terrestre foi uma ameba, que foi gerado nas águas salgadas de Yemanjá.

Falamos sobre as cores, a saudação à Yemanjá, e sobre as Caboclas, como Dona Mariana, Dona Juliana, e a Princesa Flora que puxa a linha das Sereias. Interessante foi notar que algumas crianças relataram ter medo das Sereias porque seriam feias e traiçoeiras. Então outras crianças lembraram que algumas imagens de Sereias não são verdadeiras, mas são montagens, e passamos a refletir que nem tudo que vemos na televisão e internet é verdadeiro, porque as Sereias são belas e iluminadas.


Em seguida, todos demos as mãos e repetimos, um por um, a saudação de Yemanjá. Depois saudamos todos juntos, e então cada criança desenhou para Yemanjá. Por fim, todos de mãos dadas e de olhos fechados, imaginamos estar em uma praia, pisando na areia e escutando as ondas do mar. Em silêncio cada criança sintonizou com a irradiação de Yemanjá por dois minutos. 

Depois relataram o que tinham sentido, visto, alcançado... José foi levado para dentro d’água aonde conseguiu respirar, Letícia viu duas sereias cantando em uma pedra, Sofia viu castelos dentro no fundo do mar, Yuri estava nadando em cima de um peixe, muitas meninas conseguiram alcançar Sereias cantando. Ainda bastante encantados com a vivência, resolvemos ir para fora para vivenciar de novo sob o céu estrelado, as belezas e bênçãos dos reinos das águas salgadas.

Gratidão, Mãe Yemanjá!



Odoyá Odocyaba!








*