segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Flores em Coração

No sábado, 16, relembramos o encontro passado no qual vivenciamos o Axé maravilhoso da Umbanda, em comemoração aos 105 anos. Conversamos, também, sobre a Sementeira, escutamos o que cada um acha, sente... revivemos momentos de desenhos, brincadeiras, ensinamentos... rimos com o João que ganhou um apelido do seu Zé, e nos emocionamos com o José, que sente um amor muito grande pelos Pretos Velhos, e sempre que pode vai cumprimentá-los, e assim foi com cada Sementinha que trouxe sua bela história de vivência na Umbanda sagrada.

Então começamos a conversar sobre o que representa uma semente... Emanuele falou que sementes são ciclos, que aprendeu na escola que elas "nascem, crescem, reproduzem e morrem", e conversamos muito sobre esses ciclos, vendo que, se cuidarmos bem da semente, ela vai crescer e se tornar uma bela árvore. E isso, não apenas para o reino vegetal, mas também para os animais e todos os elementos da natureza, que ajudam a sementinha a se desenvolver, como o sol, a água, o vento, as formiguinhas que espalham as sementes, as abelhas, as borboletas, os pássaros, e todos os demais animais que as próprias crianças iam citando.

Neste momento muito rico do debate em grupo, a Maria Clara sugeriu fazer uma brincadeira: todos agachados, como se fossem sementes que seriam regadas; os que não fossem regados com amor e atenção, não poderiam crescer; e assim foram todos regados, uns regando os outros, e assim refletimos sobre mais um aspecto da Sementeira: das flores que plantamos, mais flores virão e assim por diante... Novamente falamos sobre ciclos e que a vida pode ser um ciclo, mesmo quando morremos podemos voltar a sermos sementinhas e florescermos novamente.

Refletimos, ainda, que somos sementes dessa divina, bela e abençoada grande árvore, grande Portal de Luz, a Umbanda sagrada e que devemos procurar ter muito zelo para com o que aprendemos, pra que possamos florescer. Ao final cada criança plantou uma florzinha em um vaso e todas arrumaram as flores em formato de coração e, de mãos dadas, fizemos uma oração pra agradecer por tudo o que vivenciamos. 

Em seguida cantamos parabéns para o José e a Sofia que fizeram aniversário e levaram gostosuras para compartilhar esse momento importante da passagem da vida com todos e todas nós. Que sábado lindo!!! Foram tantos sentires, parabéns e três comemorações: aniversários de José, Sofia e da Umbanda sagrada. Saravá!!! <3



Nenhum comentário:

Postar um comentário