segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Série Orixás na Umbanda: Mamãe Oxum no rio de gente em Belém

Foto de Ana Kamila Sena, circulando no facebook, mostrando luzes, 
energia de Mamãe Oxum durante a procissão do Círio, no domingo de manhã.

Nossa Gira de sábado, excepcionalmente aconteceu na sexta, 11, porque no sábado, 12, a noite, ocorreu a Transladação, que é uma das mais importantes procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Então, Sementeira se encontrou na sexta, com muita vontade de estudar e adentrar mais na energia sagrada de Mamãe Oxum, sempre lembrando das palavras de Mãe Ita que já nos ensinou que as Nossas Senhoras dos Rios são Oxuns, e são essas procissões que ocorrem durante o ano inteiro, em todas as comunidades ribeirinhas que seguram as águas da Amazônia. Os Círios são louvações à Mamãe Oxum e o nosso Grande Círio, que reúne mais de dois milhões de pessoas em Belém, é nossa grande Louvação à Mamãe Oxum! <3

Na Sementeira, as crianças leram, revezando, um texto sobre essa Yaba mantenedora, pois como Mãe Ita ensinou, se Yemanjá "Gera", é preciso "manter" e Oxum garante essa função desde o plano da Criação em nosso Planeta e em nosso Universo, assim como também, em nosso Universo interior. Ao final da leitura, cantaram um Ponto de Oxum e, juntas, puderam agradecer e sentir as vibrações de Mamãe Oxum.

Em seguida desenharam livremente seus sentimentos.  A maioria das crianças desenhou espelhos de Oxum, cachoeiras, Nossa Senhora de Nazaré. Ana Laura, desenhou uma casa nas nuvens, com uma porta.

Sementinhas adentrando o Congá para entregar cartão e rosas para a Matenta.
Fotos de Lorena Estumano.

Também nesta sexta-feira, foi feita uma pequena comemoração do dia do aniversário da nossa Matenta, querida Zeladora da nossa Tenda. Sementinhas criaram um cartão coletivo para ela e entregaram, junto com o cartão, rosas brancas para a Matenta. Foi muito lindo! Parabéns e obrigado, Matenta! <3


No próximo sábado, vamos falar, brincar e sentir um pouquinho sobre Lealdade, Humildade e Obediência, as três virtudes principais da Umbanda. E vamos também pintar nossas fichas e crachás de identificação. Vamos lá, Sementeira? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário