domingo, 27 de outubro de 2013

Sementeira no Seminário da Tenda sobre Orixás. Amamos!

Sementeira marcou presença, hoje, no maravilhoso Seminário sobre Orixás, da Tenda de Umbanda Luz do Oriente. Disciplina, estudo, ampliação de consciência e percepção também fazem parte do Caminho, e sementinhas sabem disso, e não fizeram feio! Estavam em silêncio e concentradas, na maior parte do tempo.

Lembrando que a Sementeira está estudando os Orixás, em série, logo, foi importantíssima a participação das crianças no Seminário. Quem participou vai compartilhar com os que não puderam estar presentes, né? ;)




No próximo sábado não haverá Sementeira, porque todos vamos louvar a Pai Obaluaê.

No sábado seguinte, dia 09/11, vamos prosseguir no lindo estudo e vivência desse grande Orixá da Palha, do Silêncio! Atotô, Ajuberô, nosso Pai!

sábado, 26 de outubro de 2013

Série Orixás na Umbanda - Atotô Obaluaê! Ajuberô nosso Pai!

No próximo sábado, 2, será nossa Louvação a Pai Obaluaê. Por isso, sementinhas homenagearam esse grande Orixá do Silêncio, da Flor da Palha, do Xaxará e do Laguidibá, com singelos desenhos, após uma introdução sobre a força, os elementos, a irradiação de Obaluaê/Omolu.

Muitas crianças desenharam a felicidade que sentem quando estão na Tenda, Ana Laura se desenhou de olhos fechados e disse que quando vem pra tenda sente a realidade.

Quando estávamos falamos sobre Pai Obaluaê, uma criança falou que a pipoca eram as feridas que Obaluaê tinha pelo corpo todo e que se transformaram em pipoca pra Curar. Outra criança lembrou da Cura de um primo, lá na Tenda, que estava internado com dengue hemorrágica e Pai Obaluaê colocou sobre ele seu Xaxará, o curou e disse "você é meu filho". Lindo e emocionante!

Hoje também foi dia de produzir seus próprios crachás de identificação. As crianças escreveram seus nomes, decoraram os crachás e preencheram fichas respondendo a algumas questões sobre sonhos, brincadeiras, sentimentos, além de nome, endereço e data de nascimento. Sementeira se organizando ;)

No sábado, 9/11, seguinte à Louvação, a Sementeira irá aprofundar um pouco mais o estudo e vivência sobre nosso Pai Obaluaê/Omolu, filho de Nanã Buruquê, ambos Orixás que irradiam todo o trabalho de Cura na Linha das Almas, inclusive a Chama Violeta e o Bendito Trabalho dos Pretos Velhos.


Confira, abaixo, os desenhos feitos pelas crianças para Pai Obaluaê.







Atotô Obaluaê! Ajuberô, nosso Pai!

sábado, 19 de outubro de 2013

Obediência, Lealdade e Humildade - Sementeira no estudo das três virtudes da Umbanda Sagrada

Confira, abaixo, o texto base para nosso estudo sobre a Obediência, a Lealdade e a Humildade na Umbanda que a Sementeira irá trabalhar hoje, sempre conversando, brincando, pintando, trazendo os sentimentos para a conversa. Vamos refletir e aprender juntos, principalmente o que significam essas três virtudes diante de nós mesmos e das nossas relações com as pessoas, com a nossa amada Umbanda Sagrada e com a nossa Casa, nossa Tenda Luz do Oriente.

____________________________

OBEDIÊNCIA, LEALDADE e HUMILDADE na UMBANDA

Hoje, 19, vamos conversar um pouco sobre as três virtudes fundamentais da Umbanda Sagrada: a obediência, a lealdade e a humildade. Certa vez Pai Tupinambá, o Chefe da nossa Casa, nos disse que sofremos porque procuramos uma liberdade irreal, porque achamos que liberdade é romper os elos. Pai Tupinambá nos disse que nesse mundo de ilusão, liberdade é unir os elos e caminhar com a segurança do Cajado do Mestre na Senda, que é a Umbanda Sagrada. Por isso, nos disse sabiamente nosso Pai Tupinambá: liberdade é obediência.

OBEDIÊNCIA – O que é obediência para você, Sementinha?

Para a Umbanda, a obediência não é dominação. Pai Tupinambá disse que a Obediência verdadeira, na Umbanda, é a que vem do coração. Obedecer é entregar-se sem medos aos Divinos Orixás, às Sagradas Mãos dos Mestres, nossos grandes Guias. A Obediência, na Umbanda, corresponde ao arquétipo dos Erês, que são muito danados e brincalhões, mas extremamente obedientes aos comandos dos Pretos Velhos e Caboclos de Luz.

Por que é importante obedecer? É fácil obedecer em casa, na escola? O que tem a ver a desobediência com o ego, o orgulho e a vaidade?

LEALDADE – O que lealdade para você, Sementinha?
O arquétipo da Lealdade na Umbanda corresponde aos Caboclos e Caboclas. Por quê? Vamos refletir sobre a lealdade no dia-a-dia?

Nos dicionários, de um modo geral, encontramos alguns sinônimos para lealdade: autêntico, firme, verdadeiro, fiel, franco, sincero, honesto, honrado.

Assim sendo, a maledicência, a inveja, a traição, a covardia são condutas de quem quer alimentar a Lealdade em sua vida? É possível confiar em alguém que não é leal? O que podemos perceber em nós e fazer com nossos sentimentos para sermos pessoas leais?


HUMILDADE – O que é humildade para você, Sementinha?
O arquétipo da Humildade na Umbanda corresponde aos Pretos Velhas e Pretas Velhas. Vamos conversar sobre isso? Pretos Velhos e Pretas Velhas são doutores da Cura Divina, capazes de cuidar de doenças que a medicina humana nem sabe como diagnosticar e tratar. Usam da Alta Magia para curar. Diga no grupo o que você pensa e sente quando cantamos na Tenda aquele Ponto: “Olerê meu Deus do Céu, que alegria, os Pretos Velhos não carregam a soberbia, meu Deus do Céu, isso aqui eu preferia, a Estrela D’alva no Ponto do Meio dia!” O que é a soberbia?

Quem diz: sou humilde, está sendo humilde? Quem ajuda e divulga, está sendo humilde? O que tem a ver a humildade com a vaidade, o orgulho e o ego?

Na Sementeira
A maioria das crianças entendia obediência como obedecer aos mais velhos, mas juntos, conversando, pudemos perceber que obediência tem a ver com respeito e vem do coração.
Quando falamos em lealdade as crianças relataram exemplos com colegas para tentar explicar o significado de lealdade.

Ao levantarmos a questão da humildade uma criança disse que preferia ser pobre outra disse que preferia ser rica, depois de muitos questionamentos concluímos que humildade não é medida pela falta ou não de bens materiais, mas sim por nossa forma de agir e pensar.


Após a leitura do texto e compartilhamento de ideias, as sementinhas pintaram os arquétipos das virtudes da umbanda.






*

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Série Orixás na Umbanda: Mamãe Oxum no rio de gente em Belém

Foto de Ana Kamila Sena, circulando no facebook, mostrando luzes, 
energia de Mamãe Oxum durante a procissão do Círio, no domingo de manhã.

Nossa Gira de sábado, excepcionalmente aconteceu na sexta, 11, porque no sábado, 12, a noite, ocorreu a Transladação, que é uma das mais importantes procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Então, Sementeira se encontrou na sexta, com muita vontade de estudar e adentrar mais na energia sagrada de Mamãe Oxum, sempre lembrando das palavras de Mãe Ita que já nos ensinou que as Nossas Senhoras dos Rios são Oxuns, e são essas procissões que ocorrem durante o ano inteiro, em todas as comunidades ribeirinhas que seguram as águas da Amazônia. Os Círios são louvações à Mamãe Oxum e o nosso Grande Círio, que reúne mais de dois milhões de pessoas em Belém, é nossa grande Louvação à Mamãe Oxum! <3

Na Sementeira, as crianças leram, revezando, um texto sobre essa Yaba mantenedora, pois como Mãe Ita ensinou, se Yemanjá "Gera", é preciso "manter" e Oxum garante essa função desde o plano da Criação em nosso Planeta e em nosso Universo, assim como também, em nosso Universo interior. Ao final da leitura, cantaram um Ponto de Oxum e, juntas, puderam agradecer e sentir as vibrações de Mamãe Oxum.

Em seguida desenharam livremente seus sentimentos.  A maioria das crianças desenhou espelhos de Oxum, cachoeiras, Nossa Senhora de Nazaré. Ana Laura, desenhou uma casa nas nuvens, com uma porta.

Sementinhas adentrando o Congá para entregar cartão e rosas para a Matenta.
Fotos de Lorena Estumano.

Também nesta sexta-feira, foi feita uma pequena comemoração do dia do aniversário da nossa Matenta, querida Zeladora da nossa Tenda. Sementinhas criaram um cartão coletivo para ela e entregaram, junto com o cartão, rosas brancas para a Matenta. Foi muito lindo! Parabéns e obrigado, Matenta! <3


No próximo sábado, vamos falar, brincar e sentir um pouquinho sobre Lealdade, Humildade e Obediência, as três virtudes principais da Umbanda. E vamos também pintar nossas fichas e crachás de identificação. Vamos lá, Sementeira? ;)

sábado, 5 de outubro de 2013

Série Orixás na Umbanda - Mamãe Oxum, a Doçura, o Ouro da Vida



Estamos em pleno Coração de Mamãe Oxum entrando em outubro, mês consagrado à essa Grande Yabá. Sementinhas estudaram os nove Orixás que cultuamos na Umbanda e hoje, aproveitamos para introduzir a vivência e compreensão sobre a Energia mantenedora de Oxum, que mantem acesa a chama da Luz de Deus no Cosmos. Por isso o ouro, o belo, a água corrente.

Sementinhas começaram o trabalho deste sábado auto-avaliando sua participação na Festa da Ibejada. Todos amaram cantar e brincar no Congá, sentindo a energia, a alegria, o Axé dos Erês! 

Em seguida conversaram sobre Oxum e seus elementos, sua Energia, apenas preparando o próximo encontro onde estudarão um texto com as informações das aulas de Mãe Ita, e com desenhos de imagens que trazem os elementos de Oxum. 

Depois dessa conversa bastante elucidativa, sementinhas fizeram lindos desenhos em homenagem à Mamãe Oxum. Confiram com o coração.


Alguns registros da produção. As lindas fotos foram feitas por Cecília Cunha.
As crianças desenhando para Mamãe Oxum:







Os desenhos prontos e já exposto no Painel da Sementeira. 
Olhem, sintam:







E olhem que lindeza de arte sobre cartaz, produzida pela querida Regina D'Yemanjá, nossa Beata, Cambona chefa da Tenda e uma das coordenadoras da Sementeira Pinta Céu:


Oraiêiêô, Mamãe Oxum!

Saravá a Umbanda Sagrada!

Salve a nossa amada Tenda de Umbanda Luz do Oriente!




*