Começamos afinando nossa programação para o sábado: leitura e comentários sobre o texto dos Exus e Pombogiras, leitura e comentários sobre as Lendas da Amazônia e Encantaria e uma reflexão coletiva sobre o perdão.
Exus e Pombogiras
Iniciamos com a leitura em sequencia do texto sobre os Exus e Pombogiras. As crianças perguntaram, comentaram, participaram bastante e, como esperado, ficaram muito interessadas na história dos treze crânios de cristal. Surgiram questionamentos diversos sobre os animais interdimensionais, sobre as pirâmides e as naves. As crianças irão pesquisar sobre os temas, incluindo os treze crânios de cristal e trarão, no próximo sábado, para nossa reflexão grupal.
Linda a arte que a Ana Laura criou para o texto dos Exus e Pombogiras!
Atenção na colagem da Minnie... rsrssss...
Outra questão abordada com as crianças foi quanto ao trabalho das Pombogiras. Nesse ponto, orientamos que as crianças tenham muito cuidado quanto à interação com desconhecidos, tanto na internet quanto na vida presencial. Reforçamos que as Pombogiras atuam para equilibrar a energia sexual da humanidade e que a energia sexual não é ruim, e sim sagrada, mas foi e é muito deturpada e corrompida, sendo usada pelas trevas para fazer o mal. Alertamos as crianças sobre a pedofilia, lembrando sempre que devem se proteger, e pedir proteção às mães, e que também, em qualquer situação em que se sintam ameaçadas por pedófilos, devem chamar pelas Pombogiras de Lei.
Para o próximo sábado iremos tratar dos fundamentos de Exus e Pombogiras: as cores, as frutas, as velas e demais elementos de oferendas, as bebidas, o charuto e a cigarrilha, as saudações, enfim, tudo o que é da energia e irradiação dos nossos amados Guardiões e Guardiãs.
Lendas da Amazônia e Encantaria
Vitória e Clara trouxeram a Lenda da Oiara. Vitória leu, interpretou muito bem a Lenda e identificou a relação da Lenda com as Caboclas de águas como D. Juliana, Princesa Flora, D. Jandira.
Ângelo trouxe a Lenda da Onça Negra, ressaltando que essa Lenda remonta ao período prè-colombiano, dos Maias e Astecas que já rendiam louvores à Onça Negra. Imediatamente todas as crianças identificaram D. Herondina.
As crianças que não trouxeram suas lendas, se comprometeram a trazer no próximo sábado.
A Matrix e o Perdão
Para finalizar começamos a trabalhar o Perdão, como uma consequência da compreensão de que tudo nesse mundo é ilusão e que, como esse próprio mundo, tudo o que pensamos nos fazer sofrer, também é ilusão. Tudo é armadilha da mente dominada pelo ego, inclusive os papéis de vilão e vítima.
Começamos lembrando dos sonhos que parecem muito reais e dos chamados déjà vu's, aquelas situações que parecem que já foram vividas antes. Então dissemos a eles que Pai Tupinambá, Mãe Ita, Mãe Mariana e todos os nossos Guias tem nos colocado que esse mundo é uma caixinha de ilusões, e que Seu Zé Pelintra, certa vez, nos perguntou: "-quem disse que vocês não estão no passado?"
Silêncio e susto. As crianças arregalaram os olhos. Então lhes perguntamos se já tinham assistido ao filme Matrix, e alguns responderam que sim, aí eles fizeram a conexão.
Então fomos aprofundando a conversa até o ponto em que compreendemos que se tudo isso aqui é ilusão, também o que nos faz sofrer, as brigas, as traições, os conflitos, as mágoas, as dores, tudo é ilusão que nossa mente alimenta pra nos afastar da LUZ que somos em essência, porque somos criados à imagem e semelhança de Deus. Então, o que somos, em realidade, é LUZ.
Por isso devemos compreender essa ilusão e perdoar a tudo, para estarmos na sintonia da LUZ que somos. Instalamos, com essa conversa inicial, um trabalho sobre o perdão, na Sementeira Pinta Céu. Na sequencia trabalharemos o perdão, o amor, a amizade, a gentileza, a lealdade, o respeito e outras virtudes que queremos alimentar em nós.
Fechamos este sábado Sementeira Pinta Céu com a oração do Santo Anjo. :)
Só uma perguntinha pra vc poderosa Ghys...vc aceita mais uma criança nas sementeiraaaaaaaaaaaaaaaa,diz que sim,diz q sim,simmmmmmmmmmmmmmmmmmm???????!!!!Amo tuas aulas.Bjus grande no coração!
ResponderExcluirRosangela Estumano
rsrsssss... fique à vontade, querida! E lembremos sempre de registrar que todo o poder é da LUZ, dos nossos amados Guias e dos maravilhosos Erês, que tudo cuidam para que seja como é. Beijos e Axé!!!
ResponderExcluir