sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sementeira sentindo a Força e a Beleza do Reino da Jurema! Okê, Okê Arô!


No último sábado 12/01/14, começamos nosso encontro conversando sobre as condutas, visualizamos nossa árvore dos desejos e conversamos sobre o que escrevemos nas folhas, frutas e flores. Refletimos sobre nossos compromissos em praticar, em nossas vidas, as condutas respeitosas, amorosas que entendemos serem as mais corretas. 

Algumas crianças afirmaram ter conseguido, por exemplo, respeitar os pais e mães, mas outras condutas ainda não foram cumpridas, como por exemplo, não bater nos irmãos ou nos colegas. Então conversamos um pouco sobre a violência e como ela apenas parece resolver as coisas, mas na verdade sempre piora tudo. Chegamos à conclusão que a violência não é, jamais, a melhor escolha.

Após esse bate-papo inicial, entramos no assunto do dia, no maravilhoso e fascinante tema das Matas, e como este ano é sob a regência de Oxóssi, e logo mais haverá nossa Louvação a esse Grande Orixá, falamos sobre o Reino da Jurema e lemos, coletivamente, um texto das aulas da Mãe Ita, no site da Tenda. Antes de começarmos, todos juntos cantamos um Ponto de um Guia das Matas para iluminar nossa leitura. Depois conversamos sobre o texto e, em seguida, cada criança comentou o tema e depois, a proposta era desenhar como cada um imaginava o Reino da Jurema.

Quando as crianças iniciaram os desenhos, as luzes foram apagadas para que o Senhor Ogum Rompe Mato, em guma, pudesse firmar o Ponto Riscado na entrada da Tenda, bem pertinho da cozinha, onde ainda estão acontecendo os nossos encontros da Sementeira. Foi uma alegria, uma honra! Estávamos ali falando, lendo, conversando sobre as Matas, o Reino da Jurema, a Era de Oxóssi e se aproxima de nós um Guia como o Senhor Ogum Rompe Mato! Ficamos todos ali quietinhos, só sentindo aquela vibração tão forte e iluminada!

Claro que depois de tanto envolvimento da Luz os desenhos das sementinhas não poderiam ser menos belos! Viajamos para um mundo de árvores que ultrapassam o céu, cachoeiras, aldeias, Guias das Matas e muito mais!

Ao final do encontro, como parte dos nossos compromissos diante das condutas corretas, as sementinhas guardaram as cadeiras, todos os materiais foram arrumados nas caixinhas e na bandeja e o que ficou de lixo foi recolhido. Tudo foi muito iluminado, gostoso, alegre e leve, como sempre!

Olhem as lindezas que as sementinhas criaram para louvar o Reino da Jurema, as Matas, o Arqueiro Divino Oxóssi:












OKÊ, OKÊ ARÔ, DIVINO ARQUEIRO, CAÇADOR DE ALMAS!

SALVE A UMBANDA SAGRADA!

SALVE A NOSSA TENDA DE UMBANDA LUZ DO ORIENTE!




*


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sementeira, emoção, alegria e a Árvore dos Desejos.

Sábado, 04 de janeiro foi dia de pura emoção, olhinhos brilhantes e risos larguíssimos! Reencontro da Sementeira, boas novas, todo mundo falou sobre férias, Natal, Ano Novo e muito mais... tudo foi compartilhamento de alegrias e saudades... e foi bastante acolhedor para as novas sementinhas que chegaram agora.

Após esse bate-papo inicial, onde os aspectos mais espirituais das festas de Natal e Ano Novo foram ressaltados, fizemos uma apresentação bem dinâmica, brincando de mímica. Em círculo, cada criança dizia seu nome e fazia um gesto. Depois todas repetiam o nome e o gesto... foi uma delícia de palhaçadas!
Em seguida falamos dos nossos desejos para 2014 na Sementeira e aí a Sofia nos lembrou que combinamos de fazer uma oferenda pro Seu Zé Pelintra, inclusive com a confecção de um alguidar de argila! Outra coisa bem legal foi que combinamos, também, de fazer atividades mais movimentadas, com mais brincadeiras, com vídeos como Avatar, se Oxalá permitir, já na nossa Casinha Pinta Céu.

Conversa fluindo e desaguamos no tema Respeito (e outros valores importantes para termos boa convivência). Conversamos muito sobre as coisas que não gostamos que façam com a gente, como: brigar, bater, apelidar, mandar calar a boca, falar enquanto outro esta falando, ser egoísta...

Aí começamos a brincar da Árvore dos Desejos. Oramos e cantamos para iluminar o momento seguinte no qual cada um escreveu na Árvore uma conduta positiva, que devemos seguir para a boa convivência e aprendizado. E nossa árvore ficou linda com folhas, flores e frutos de amor, respeito, gentilezas! Após todos escreverem, fomos relendo as condutas colocadas e houve um questionamento fundamental: " - Sementinhas, quem é que segue, no dia-a-dia, na vida, na rotina, essas condutas que vocês mesmos escreveram?" Com muita sinceridade, as crianças disseram que não seguiam a maioria das condutas.


Consideramos esse momento de honestidade muito importante, verdadeiramente belo, porque foi um exercício de olharmos para nós mesmos e encararmos verdades. Após uma boa e longa conversa, firmamos um pacto de convivência e um compromisso: o de buscar vivenciar as condutas colocadas ali na nossa Árvore, na escola, em casa, nas brincadeiras de rua e na própria Sementeira, claro!  Decidimos que todos os sábados vamos ler as flores, folhas e frutos da nossa Árvore, vamos meditar no que aquelas condutas representam para nós, vamos confirmar nosso pacto de amor coletivo, vamos regar a nossa Árvore que vai crescer cada vez mais linda nos nossos corações!


Recadinho:

MUITO OBRIGADO 
A QUEM AJUDOU 
A CONSTRUIR 
NOSSA CASINHA 
PINTA CÉU! 
OBRIGADA, 
DE CORAÇÃO!

A CONSTRUÇÃO 
VAI COMEÇAR!!!






*