sábado, 27 de setembro de 2014

ONIBEJADA, CRIANCINHAS!

Hoje é dia de Ibejada, dia de Cosme e Damião! Dia especial de receber o Axé maravilhoso, a Cura, a Proteção, a Força, a Alegria, a Pureza dos Erês, que são um dos tripés de sustentação da Umbanda Sagrada! E a Sementeira, claro, estará presente nessa linda Louvação! Vai ter poesia e oferendas pras crianças!

Erês são Mestres. Não são espíritos disfarçados de crianças, eles são realmente crianças. E não são espíritos humanos, são Encantados dos Reinos Divinos. Assim como os Caboclos e Pretos Velhos, alguns encarnaram na Terra, outros não. Mas todos vieram dos Reinos, pelos Portais. O Reino Pinta Céu é onde vivem a maioria dos Erês, mas nem todos. As indiazinhas, por exemplo, vem das aldeias do Juremá.

Os Erês são lindos e mágicos, são alegres e puros! Eles trabalham brincando com seus animaizinhos, com as cores, com o doce, esses são os seus fundamentos e os elementos do seu trabalho magístico.

A Mariazinha gosta de pirulito, de encher a boca das pessoas de jujuba, gosta do perfuminho, de boneca, de pular até o céu. As cores dela são rosa e azul clarinhos, gosta de laços de fita. A Brisa é uma Erê de Iansã, muito alegre, gosta muuuuuuuuuito de pular, girar os braços formando redemoinhos, limpando as pessoas e lançando as coisas ruins para muuuito longe, e ela sopra...  A Zefinha do Mar é uma menina da saia rodada que usa flores azuis e brancas para enfeitar seus cabelos dourados. Ela traz com ela o mar de Yemanjá para mirongar. Gosta de brincar de ciranda, adora rodar... Seu amiguinho é um golfinho azul. Seus brinquedos tem haver com o mar como peixinhos, conchinhas, cavalinho marinho, bonecas de sereias, entre outros. Conchinha também é uma menina da saia rodada e é de Iemanjá, vive no Reino do Mar e é muito danada!!! Gosta de golfinhos e peixinhos...

O Tiãozinho das Matas é um menino ama muito os animais. Ele era filho de escravos e gostava de libertar os animais do curral, principalmente os cavalos... Ele era um menino bastante arteiro e que causava a ira dos senhores de fazenda. o seu arquétipo é uma criança negra montada num cavalo com o seu inseparável amigo, o macaco Chico. Feche os olhos e veja os animais soltos, sem porteiras, esse é o Tiãozinho! Ele é um Erê de Oxóssi.

O Lico é um marinheirinho de Yemanjá muito danado! Adora brincar no fundo do Mar! O Doum é um Erê de Ogum, a Pedrinha é uma Erê de Oxum.

O Menininho da Praia é muito pequeninho, tem uns 2 aninhos e é um Erê de Seu Ogum Beira Mar com Yemanjá. Ele não é danado e não se mete nas brincadeiras dos Erês mais velhos. Ele gosta de chapéu de bobo da corte, com guizo.

A Jacireminha é uma indiazinha brasileira de Oxum com Oxossi. O cocar e o maracá dela são todos coloridinhos, incluindo o verde e o rosa. Ela brinca bastante, adora pular, correr... Talvez por ser mais velha, é comum ver ela perto das indiazinhas menores, a Jaçanãzinha, a Jureminha e a Jussarinha, brincando, e com os erês pequenininhos cuidando deles. Ela é muito amiga do Caboclinho da Mata.

A Jaçanãzinha é uma indiazinha da Jurema, não é da Pinta Céu, da onde vem a maioria dos Erês, ela mora numa aldeia com suas irmãs Jussarinha e Jureminha, que é a menor... A Jaçanãzinha tem um macaquinho no ombro dela... Suas cores são o vermelho e branco... Ela é justa, não gosta de mentira... Fala a verdade mesmo que fique de castigo... Tem opinião e uma alegria incrível!

A Estrelinha é uma menina da saia rodada e também é do Reino do Mar. Gosta da cor amarela. Adora jujuba e, como toda criança, adora fazer traquinagem. É curiosa, muito amorosa e chorona. Mas também traz uma imensa alegria!

Sementeira vibra na Louvação da Ibejada, pedindo por todas as crianças do mundo, especialmente por aquelas que estão abandonadas nas ruas ou em suas casas, sem amor, sem cuidado, sem proteção, aquelas que são maltratadas ou abusadas sexualmente, as que estão sofrendo nas guerras, as que são sequestradas pelo mau. A Sementeira, neste dia e nesta Louvação, clama por proteção e cura para essas e todas as crianças da Terra!


Ponto das Meninas da Saia Rodada

Zefinha, Mariquinha, Estrelinha e Clarinha.
E tem também a Lucinha, a Conchinha e a Fadinha.
São meninas da saia rodada
São meninas da saia rodada
São meninas encantadas

Saravá a Ibejada.


ONIBEJADA, CRIANCINHAS!


Saravá a Umbanda Sagrada!

Salve a Tenda de Umbanda Luz do Oriente!


sábado, 23 de agosto de 2014

LOUVAMOS OS GUARDIÕES QUE NOS PROTEGEM, OFERENDANDO AO SEU ZÉ PELINTRA! MUITO OBRIGADO SEU ZÉ!

Agosto é mês dos Guardiões Senhores Exus e Senhoras Pombogiras e, como não poderia deixar de ser na Sementeira, estudamos e vivenciamos a força e a proteção desses amados Mestres de Luz e de Lei. Primeiro lemos coletivamente um texto e depois, no momento da conversa, tratamos sobre a desinformação e o preconceito que é muito estimulado contra os Senhores Exus e as Senhoras Pombogiras.

Ficou muito claro que os Senhores Exus nos protegem e que não fazem o mal e que as Senhoras Pombogiras também no protegem, principalmente em relação a essa doença humana chamada pedofilia que maltrata, tortura e assassina tantas crianças no mundo. As Senhoras Pombogiras defendem as crianças e combatem a pedofilia.

Vimos que diante de tanta maldade, precisamos ter sempre atenção e cuidado de não nos expormos, e que devemos falar para um adulto de nossa confiança se estiver acontecendo ou vier a acontecer algo que nos violente, principalmente com relação ao assédio sexual, bullying, maus tratos, etc. Aos Senhores Exus e às Senhoras Pombogiras devemos pedir proteção, sempre antes de sair de casa, antes de dormir e a cada situação difícil da vida. E sempre, sempre agradecer.

Fizemos um lindo painel sobre as Senhoras Pombogiras, com colagem de brincos, leques feitos de papel e outros fundamentos delas. 



Lá em 2013, havíamos escolhido arriar uma obrigação para o amado Senhor Zé Pelintra que também é um Mestre Exu. Foi uma grande alegria! Nós pegamos na massa e fizemos nosso alguidar de argila e ficou lindo! No sábado, 16 de agosto de 2014, arriamos nossa oferenda para o Seu Zé, agradecendo muito a proteção que Ele e todos os Senhores da esquerda nos dão, com tanto Amor!
 


Hoje, 23/08/2014 não haverá Sementeira e as crianças maiores, que desejarem, poderão estar na Louvação aos Senhores Exus e às Senhoras Pombogiras! As crianças menores não devem ir, porque começará e terminará tarde, já que Exu e Pombogira trabalham na virada. Todos serão muito abençoados nessa Louvação, estando ou não no Congá.

Sábado que vem a Sementeira estará de volta, sempre cheia de alegria, gratidão, energia e muito alto astral!


LAROIÊ EXU! EXU EMOJUBÁ!

ALUVAIÁ AS POMBOGIRAS!

SARAVÁ SEU ZÉ PELINTRA!

SALVE A UMBANDA SAGRADA!


*

domingo, 15 de junho de 2014

Tem poema pra Ogum, reflexões sobre o valor da Vida, estudo dos Animais e um montão de boas novas!

As crianças da Sementeira Pinta Céu tem participação ativa nas Louvações da nossa Tenda. Tiveram a honra de bater cabeça no Congá para o Senhor Urubatão de Jesus na Louvação a Oxalá, e oferendar flores brancas aos amados Pretos Velhos, em guma.

No sábado 17/05, criaram um belo poema coletivo em homenagem ao Senhor Ogum:

“Ogum é ordem.
Ogum é poderoso.
São Jorge é Alma de Guerreiro e não para de lutar.
Ogum é o Cavaleiro que aplica a Lei e a ordem com seu exército.
Ogum glorioso.
Guerreiro forte não tem ninguém igual a ele.”

No sábado seguinte, 24/05, a Sementeira passeou sobre trechos do livro Baghavad Gita e falamos sobre o problema do apego e o desapego. Foi feita uma pergunta para que todos dissessem - o que mais queriam em suas vidas. A maioria escreveu que queria um celular Iphone. 

Em seguida, a pergunta foi, propositalmente, refeita: e agora digam o que é mais necessário em suas vidas. E todos, então, reviram essas prioridades afirmando ser o mais necessário: amigos, água, ar, amor, família... e então foi desenvolvida uma importante conversa sobre os quereres necessários, seu valor e a simplicidade deles.

Depois conversamos sobre água, ar, natureza... e cada criança disse como imaginava o futuro. A maioria falou em árvores de ferro, homens-robôs e guerras. Conversamos muito sobre o porquê desse cenário tão tenebroso e refletimos que a própria humanidade é que escolhe isso, quando, por exemplo, a primeira escolha das crianças foi o Iphone e só depois é que apareceu a natureza, o amor como segunda escolha... Concluímos, então, que precisamos nos conectar com os Orixás em tudo o que é vivo, inclusive em nós mesmos.
E ao final brincamos muito de Adoletá, Peru com Bolinha de Z, Dentro-fora, Trenzinho e outras brincadeiras bem legais!

Nos sábados, 31/05, 07/06 e 14/06, falamos bastante sobre os animais, que são nossos grandes amigos e de como sofrem nesse mundo. Todos concluímos que devemos evitar os maus tratos e sempre defender os animais.

Lembramos que nossos amados Guias de Luz também são Animais de Força, assim como os Orixás e fomos falando dos Animais, como, por exemplo, a Arara de D. Mariana, o Touro de S. Francisco de Légua, a Lebre de Mãe Ita, a Pomba Branca de Oxalá, o Gato Preto do Seu Zé Pelintra, entre outros. Então, falamos que também todos nós temos Amigos Animais de Força, e fechamos os olhos para sentir o axé maravilhoso deles.


Sempre ao final dos encontros de sábado, a oração do Santo Anjo, de mãos dadas e, com muito amor e alegria, voltamos aos cuidados de nossas mamães e papais, para o Congá.

No próximo sábado, estudaremos um pouquinho sobre o Orixá Xangô, Grande Pai da Libertação kármica (leia aqui e em muitas outras postagens de jun/2013) e também brincaremos um montão!

Grande beijo e axé mil da Sementeira, agora de coordenadoras novas: além da Lariza, agora também estão com a gente a Jamillye e a Karla, e as três assistentes: Cecília, Clara e Bia. Amoooooo!!! 

Sementeira cresce linda e só dá flores de AMOR!!! <3



*

domingo, 4 de maio de 2014

Artes, novas ideias e a Casinha Pinta Céu já tá saindo!!! Obaaaaa!!!

Sementeira é só amor...

Ontem, dia 03 de maio, sementinhas estavam de 'tia' nova... mas só por ontem, calma... rsrsss... é que a Lariza precisou viajar e então a mãe do José assumiu a Sementeira... pois é, a Thamires, a famosa Pom Pom que, com muita presença de espírito, propôs um encontro de 'revisão' e então as sementinhas começaram a falar e desenhar sobre o que mais gostaram na Sementeira até agora.

Saiu de tudo, elas relembraram muito, se divertiram, riram demais, e disparado, na frente: Erês, Seu Zé Pelintra e Vovós e Vovôs, os Pretos Velhos... amaram, também, a Louvação a Oxossi nas matas e os ensaios da peça sobre as Lendas da Amazônia e a Encantaria.

Confiram os desenhos lindos que criaram:










Lindezas que nos encantam, como sempre! 

Sementinhas, estamos com umas boas idéias que postamos no facebook da Sementeira: 


É o seguinte: vamos fazer umas lindas montagens com folhas secas, de formatos diferentes? Pra isso, é só juntar as folhas secas do chão, guardar dentro do caderno, pra não amassar, e porque o papel retira o resto de umidade e a folha não apodrece, e levar pra Tenda no próximo sábado... aí a gente combina o dia dessa obra de arte.

Outra coisa bem legal é a ideia de esculpir em argila. Se todo mundo topar, podemos conseguir uma boa quantidade de argila pra belas obras de arte da Sementeira!

E uma outra ideia maravilhosa é a de montarmos brinquedos com materiais recicláveis. Podemos ir juntando tudo o que iria pro lixo como: garrafas pets, potes de plástico, caixas de papel, daquela dos sucos, e até o miolo do rolo de papel higiênico... tudo podemos transformar em brinquedos e arte. Bora? Então comece logo a juntar, fale com a mãe, com a tia, com a vizinha... bora criar, Sementeira!

E tem mais boas idéias pra logo, logo, hein?! Que tal uma horta nos espaços de terra na frente da Tenda? E um lindo jardim suspenso no muro, com flores e ervas que nossos Guias de Luz usam? Topam?

Nossa Casinha Pinta Céu!!!
Sementinhas, já viram como a nossa Casinha já tá sendo levantada ali na frente da Tenda. Vai ficar tudo tão lindo!
Agradecemos sempre e muito a todos e todas que ajudaram! No novo espaço, Sementeira dará um upgrade! E vamos ensaiando a pecinha sobre as Lendas e a Encantaria, sementinhas, já que na inauguração da Casinha Pinta Céu, vamos apresentá-la, hein?!

Beijos, Amor, Luz e muito Axé!

Saravá a Umbanda Sagrada! 
Saravá a Tenda de Umbanda Luz do Oriente!




segunda-feira, 21 de abril de 2014

Sementeira a pleno vapor, alegria, aprendizado, Amor!

Sementeira cheia de vida, de novidades, presente com muita alegria em todos os Trabalhos de Amor da nossa Tenda de Umbanda Luz do Oriente!

Os encontros de sábado estão a pleno vapor, agora com a mudança de horário. É que antes, a Sementeira se reunia quando iniciava o passe, agora, a Sementeira começa bem no iniciozinho mesmo, quando inicia a palestra, e termina quando acaba a Gira de Pretos Velhos. Foi uma alteração importante, porque a Gira de Pretos Velhos é puro trabalho de demanda, no sábado, e convém que as Sementinhas estejam reunidas em seu trabalho específico. Depois, durante o passe, as crianças retornam às companhias de seus responsáveis, no Congá.

E por falar em Congá, foi lindo e emocionante aquele momento em que, sábado, 19 de abril, nossa Matenta puxou o Ponto da Ibejada enquanto as sementinhas batiam cabeça, todas juntas, para o Senhor Urubatão de Jesus, em guma! É assim que as sementinhas vão aprendendo a Umbanda, na Tenda, na vivência, no sentir o momento, no sentir o fluir... isso é educação em Umbanda... o Congá. Assim que tivermos as fotos, postaremos aqui.


Registrando...

Em março, as Sementinhas também homenagearam os 10 anos da nossa amada Tenda de Umbanda Luz do Oriente. É importante resgatar sempre essa história de muita firmeza, dedicação, empenho, luta e lealdade à Umbanda de Lei, aos Guias de Luz! Foi elaborado um texto, com base no site da Tenda, e as crianças desenharam lindos afetos para marcar essa passagem tão importante para todos nós. Confiram quanta beleza e amor!











Em tempo...

A Casinha da Sementeira está chegando... após as doações de tantas pessoas amigas, irmãs, agora estamos finalizando a parte legal para permissão da construção ali na área externa da Tenda. Enquanto isso, as crianças estão ensaiando a pecinha teatral que vai acontecer, no dia da inauguração da Casinha! Detalhe maravilhoso: as sementinhas melhoraram o roteiro e vai ficar tudo mais lindo ainda!


Importantíssimo...

Hoje todos e todas na Tenda, para o seminário e lançamento dos livros do irmão umbandista e escritor André Coszta que está aqui, e autografará seus livros para nós. 

Quarta-feira, 23 de março, iremos louvar nosso Pai Ogum, na Tenda. Muita força e proteção!

A Sementeira marcando presença em tudo e com seu programa de estudos e vivências bem antenado com a agenda da nossa Casa!

Sementeira é Amor!

Saravá a Umbanda Sagrada!

Salve a Tenda de Umbanda Luz do Oriente!




domingo, 16 de março de 2014

Ensaio e Reunião da Sementeira na Tenda - Amor, Axé e Crescimento Familiar


Foi linda essa tarde de domingo na Tenda, marcada por momentos muito especiais!

O Congá inteiramente liberado para as sementinhas que brincaram, pularam, dançaram e ensaiaram a peça "As Lendas da Amazônia e a Encantaria". Pra melhorar, elas enriqueceram o roteiro, criaram novos personagens e a peça está ficando ainda mais linda! Victor Peixe, Paula Lira e a Lariza conduziram lindamente essa maravilhosa vivência das crianças no Congá.

Paralelamente, a conversa com as mães também foi incrível! Começamos falando sobre a proposta da Sementeira, ressaltando que as crianças, que são espíritos antigos, reencarnados, vem trazendo toda a bagagem de sua vida atual e de vidas passadas... junto com a criança vem a família, vem a escola, os amigos, as alegrias, tristezas, traumas, carmas e uma proposta de plena educação espiritual na Umbanda leva em conta tudo isso presente nos corpos que chegam na Sementeira. Então perguntamos às mães: como as crianças voltam... elas trazem a vida delas, e elas levam a Sementeira de volta para a vida delas?

Então cada mãe falou um pouco sobre o quanto a Sementeira é presente nas vidas das crianças... afirmaram que as crianças dão "aula" de Umbanda, comentam em casa o que aprendem, explicam para as mães sobre os Orixás, os Guias, as saudações, as cores, as obrigações, amam a Umbanda e gostam de assumir na escola, na família, entre os amigos da rua que são Umbandistas.

Aprofundamos um pouco o debate: como mães, sofremos as dores dos nossos filhos e filhas, queríamos poder evitar os sofrimentos, as provas deles, mas a vida não é assim... então uma educação espiritual, casada com a vida como um todo, casada com a vida em família, precisa levar em conta os aspectos da personalidade, do caráter, da vida de cada criança, da realidade de cada família... então perguntamos às mães: pensando em sua filha, em seu filho, quais questões poderiam ser mais trabalhadas, por dentro da questão maior Umbanda, que é nossa Senda e nosso tema principal?

Demos como exemplo: quando trabalhamos as pombogiras, trabalhamos a questão da energia sexual, de uma forma adequada à compreensão das crianças e um dos enfoques que demos foram as formas de proteção á pedofilia... levantamos que a energia sexual, originalmente criativa, necessária à reprodução da espécie humana, está completamente desequilibrada no planeta, e que a pedofilia é umas das doenças mais graves ligadas a esses desequilíbrios, e como as Pombogiras limpam, harmonizam, equilibram essa energia em nós. Fomos muitos firmes ressaltando que as crianças podem e devem pedir ajuda se são assediadas seja virtual ou presencialmente e que a Tenda é uma rede de proteção, pois há muitos trabalhos de libertação da pedofilia no plano astral e nesse plano denso.

As mães desenharam e escreveram cartas para seus filhos e filhas

Temas para a Sementeira
A partir desse exemplo, as mães sugeriram as seguintes propostas, que serão incorporadas ao programa anual da Sementeira:

- Família - as desestruturações da família, os problemas sociais, a questão da autoridade e a obediência;

- Respeito - a convivência fraterna entre diferentes, o respeito como base de toda relação, o respeito à autoridade feminina, o machismo, o respeito aos portadores de deficiência, a inclusão;

- O egoísmo, a humildade, o companheirismo, o amor ao próximo;

- A mentira e o valor da Verdade;

- Questão sexual, pedofilia, homofobia e homossexualidade;

- Drogas e todos os vícios, como o vício à internet;

- Preconceito contra a Umbanda, Bullying e formas de fortalecer a escolha por assumir a religião.

As Cartas
Em seguida pedimos que cada mãe desenhasse e que escrevesse uma carta a seu filho e/ou filha. As mamães desenharam e pintaram lindamente e as cartas são tesouros preciosos que contém pérolas como:

"Todos os dias agradeço a Deus, pois fui contemplada com dois tesouros, mesmo sendo tão diferentes..."

"Quero agradecer por você existir na minha vida. Você não sabe, mas tem me ensinado muitas coisas..."

"Filho, nossos corações batem, em um momento, só em um, pelo nosso amor, que temos um pelo outro..."

"Pela sua doçura, você é muito especial na minha vida..."

"Acima de tudo, você é um presente de Oxalá na minha vida..."

Os desenhos e mais trechos das cartas das mamães serão postados aqui no Blog, mas somente após um trabalho que será feito na Sementeira, com as crianças.

Palavra
Antes da visita dirigida ao Congá, ainda houve a assinatura da lista de presença onde cada mãe escreveu seu nome, o nome do filho e da filha e uma palavra que representasse a relação entre mãe e filho/a. As palavras: Respeito, Carinho, Aprendizagem, Companheirismo e Amor, dentre outras.

Sentindo o Axé de cada assentamento
Depois fomos, todos juntos, mães e sementinhas, sentir a Força, o Axé, a Luz de cada assentamento, com as saudações, explicações da D. Conceição, rememorando os aprendizados da Sementeira... começamos pela Casa de Exu e Pombogiras, fomos para a Casa das Almas e depois para o Altar central e as crianças perceberam o triângulo, a pirâmide. Elas lembraram de detalhes dos estudos sobre cada Orixá e sobre os Guias, ressaltamos os animais de força dos Caboclos e Caboclas, elas perguntaram sobre algumas imagens, encantaram-se com o colorido, as chamas das velas, perguntaram sobre os Mestres Ascensionados, também perguntaram sobre os Pontos Riscados de Origem, de Força da Tenda, pendurados na parede lateral.

Finalizamos com uma roda entre a Casa de Exu e a Casa das Almas, e, de mãos dadas, fizemos as orações: Pai Nosso, Santo Anjo do Senhor e Prece de Obaluaê, após uma das sementinhas agradecer em oração por aquela tarde.

Infelizmente, as mães e pais que são irmãs e irmãos da Corrente não estiveram presentes. Foram momentos lindos, de grande Axé, de muita Luz! E, certamente, tudo o que foi levado para a Tenda nessa tarde, recebeu acolhimento, amparo e tratamento dos Guias da Tenda.

Gratidão Pai Tupinambá, a todos os Guias, à Ibejada! Gratidão, Matenta e Regina! Gratidão Victor Peixe e Paula Lira! Gratidão a cada mãe que participou e contribuiu muito com essa bela tarde de aprendizado e crescimento coletivo sob a Luz imensa da Umbanda, Senda sagrada!




*

sábado, 15 de março de 2014

Amanhã, 16 de março, temos ENSAIO e SEMINÁRIO da Sementeira, na Tenda, de 15h as 18h.

E atenção, Sementeira, será amanhã, 16/03, o ensaio da peça "A Encantaria e as Lendas da Amazônia" sob a direção do Vítor Peixe. O ensaio será no Congá, começando as 15h, em ponto, e terminando as 18h. Pedimos aos papais e mamães que estejam com nossa crianças na Tenda, no máximo, até as 14h45, pra que o ensaio comece pontualmente, por favor.

E não esqueçam que pelo menos um dos responsáveis pelas crianças PRECISA ficar para participar do nosso Seminário da Sementeira, onde vamos rapidamente avaliar a produção do semestre passado, apresentar o programa do primeiro semestre de 2014, e conversar sobre o que é a Sementeira e como pode ocorrer, da melhor forma, o trabalho espiritual com as crianças, que deve estar em sintonia de propósitos, conteúdos e métodos entre a família e a Tenda.

Ao final, todos faremos um delicioso lanche e uma visita dirigida ao Congá, sentindo a vibração e a força de assentamento, nos Pontos, nas saudações, na devoção a cada Orixá e Guia de Luz. Será uma tarde de domingo muito especial para todos nós!

Hoje iremos confirmar a presença de cada um! 

Não faltem! A presença de todos é fundamental!





10 Anos de Amor e Cura em 19/03/2014. Saravá a Tenda de Umbanda Luz do Oriente!

Hoje, vamos conhecer com mais detalhes a história da nossa Casa. No dia 19 de março, próxima quarta-feira, a Tenda de Umbanda Luz do Oriente fará 10 anos de trabalhos de Amor e Luz, manifestados na Terra. É motivo de muita alegria para nós, humanidade! 

Claro que sabemos que a Tenda já existia no Astral há muito tempo, mas quando a Aruanda Sagrada e Pai Tupinambá, um de seus Xamãs, decidiu manifestar, aqui nessa densidade, a Tenda de Umbanda Luz do Oriente, isso foi, e é, uma grande benção para todos nós! Representou a abertura de um Portal por onde tantos Resgates, Curas, Iniciações, Bençãos tem sido realizados pelos Guias da Alta e Divina Magia Branca. Um lugar onde podemos conhecer e vivenciar a legítima Umbanda de Lei, a Fé verdadeira, a Senda sagrada!

Sementeira bebe na raiz para poder crescer saudável, potente e iluminada. Por isso, conhecer a história da Tenda é fundamental para valorizar e garantir, sempre fortes, os Fundamentos de nossa tão amada Casa de Luz.

Confiram o texto que as sementinhas irão ler hoje. Depois, homenagens e brincadeiras.

Salve a Tenda de Umbanda Luz do Oriente!



Clique na imagem para ler melhor. O texto está baseado no site da Tenda.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Sementeira está a mil! Estudos, brincadeiras, oferendas, folia e muito Axé!

Nos sábados de janeiro e fevereiro de 2014, a Sementeira participou da linda Louvação a Oxossi que a nossa Tenda de Umbanda Luz do Oriente fez na Mata; confeccionou a Cobra Grande de paneiros e retalhos, brincou de pata cega, desfilou uma prévia do figurino da pecinha no Congá, pulou no Bloco do Seu Zé Pelintra e voltou ao tema das Yabás, dessa vez estudando sobre os Fundamentos das Oferendas às Deusas: Yemanjá, Oxum, Yansã e Nanã. Como sempre, foi divertido e surpreendente! Aprendemos juntos, compartilhando nossas vivências e lendo os textos baseados nas aulas da Mãe Ita.

Na leitura e conversa sobre as oferendas, as próprias crianças começaram lembrando os elementos para cada Orixá feminina. Naquele sábado, a mãe de uma das Sementinhas havia arriado uma oferenda para Yemanjá, com a intensa participação da criança, e ela ficou muito feliz em contar sobre aquele momento de devoção. Percebemos que essa alegria e emoção é muito forte nas crianças. Quase todas participam quando suas mães e pais oferendam aos Orixás e Guias.

Após a conversa, de mãos dadas, fizemos a Oração do Santo Anjo do Senhor, sintonizando para que cada criança pudesse intuir à qual Yabá iria fazer seu desenho no momento seguinte.


Olhem que lindo mosaico com os desenhos, alguns em 3D, que as crianças fizeram:




Sementinhas, para o próximo sábado, 08/03/2014, vamos estudar sobre o Orixá regente dessa era: Oxóssi, o Divino Arqueiro, o Grande Caçador de Almas! Confiram, abaixo, o texto para leitura. E haverá surpresas... aguardem!






*

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Sementeira no Jornal Liberal com a peça "AS LENDAS DA AMAZÔNIA, A ARUANDA E A ENCANTARIA"

Há três sábados a Sementeira respira, sonha, trabalha e se encanta com a peça que deveria ter sido apresentada ontem, 01/02/14, durante a nossa Louvação a Oxossi, nas matas e águas de Benevides. Não foi possível apresentar por conta da maravilhosa chuva que nos banhou de muito Axé e Cura. Mas iremos combinar com nossa Matenta e, com a permissão do Chefe da nossa Tenda, Pai Tupinambá, vamos poder apresentar a peça "As Lendas da Amazônia, a Aruanda e a Encantaria" no Congá da Tenda.

Ontem, o jornal impresso O Liberal publicou uma linda matéria sobre nossa peça, escrita pelo Irmão de Fé Antônio Carlos. Obrigada, irmão! Confiram a bela matéria:




Belém 01 de Fevereiro de 2014

Crianças revelam magia da Encantaria


Sementeira

Peça faz relação entre as lendas da região e entidades da Umbanda

As "sementinhas", crianças que fazem parte do grupo de estudos Sementeira Pinta Céu, da Tenda de Umbanda Luz do Oriente, vão encenar hoje à tarde a peça teatral "As Lendas da Amazônia, a Aruanda e a Encantaria", em um sítio de Benevides. Na ocasião, será realizada a louvação anual da Tenda de Umbanda Luz do Oriente ao orixá Oxóssi, à beira de um igarapé nas matas do local.

O enredo da peça "As Lendas da Amazônia, a Aruanda e a Encantaria" revela uma relação entre personagens de lendas da Amazônia e entidades da Encantaria, que segundo ensina a Umbanda, é um dos reinos sagrados de outras dimensões "ancorados" no planeta com o objetivo de proteger a vida na Terra e ajudar a humanidade com curas, desobsessões e em sua caminhada evolutiva.

Desta forma, entidades como caboclos e caboclas que são Mestres da Alta e Divina Magia Branca e Guias de Luz de Aruanda e da Encantaria, começaram a se manifestar entre os povos ribeirinhos da Amazônia como animais encantados e sagrados que "baixavam", curando e harmonizando. Durante o segundo semestre de 2013, enquanto estudavam sobre Orixás e outros temas da Umbanda, as "sementinhas" também fizeram um trabalho continuado sobre a relação entre as lendas da Amazônia, a Aruanda e a Encantaria. O resultado do aprendizado culminará com a encenação da peça nas matas. Algumas lendas e suas respectivas relações com entidades foram escolhidas: Cobra Grande / Cabocla Jarina, Arara / Cabocla Mariana, Onça Negra / Cabocla Herondina, Vitória Régia / Cabocla Iracema, Curupira / Seu Surrupira, Iara / Sereias, Uirapuru / Caboclo Tupi e Boto / Seu Zé Pelintra.

Os figurinos foram confeccionados pelas próprias crianças com materiais reciclados. A Cobra Grande, por exemplo, é toda feita com paneiros e retalhos. O roteiro conta a história de Letícia, menina da cidade grande, que vai passar uns dias na casa de sua tia, em uma vila do interior. Durante passeio pelas matas, na companhia de sua prima, Maria, se depara com muitas surpresas e revelações. Ao final, Letícia responderá para si mesma o que busca, de verdade, em sua vida.

A peça também estimula o amor à vida natural, aos Reinos Divinos que estão sendo destruídos pela concepção equivocada de desenvolvimento e modernidade. Não poderia ser diferente, já que a Umbanda tem junto aos Reinos vegetal, animal e mineral acesso à grande força dos Portais de Luz que na Terra atuam para o amor, a cura e o resgate da humanidade.

 Serviço
Peça teatral "As Lendas da Amazônia, a Aruanda e a Encantaria", será encenada hoje, em sítio de Benevides, pelo grupo de estudo Sementeira Pinta Céu, formado pelas crianças que frequentam a Tenda de Umbanda Luz do Oriente. Os encontros da Sementeira acontecem todo sábado, durante a Gira aberta ao público na Tenda, que fica na Cidade Nova 3, ao final da Rua do Fio, próxima à Praça da Bíblia, a partir das 17h.

 Outras informações nos sites www.tendadeumbanda luz doriente.com.br e no Blog da Sementeira Pinta Céu: www.sementeirapinta ceutendaluzdooriente.blogspot.com.br.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sementeira sentindo a Força e a Beleza do Reino da Jurema! Okê, Okê Arô!


No último sábado 12/01/14, começamos nosso encontro conversando sobre as condutas, visualizamos nossa árvore dos desejos e conversamos sobre o que escrevemos nas folhas, frutas e flores. Refletimos sobre nossos compromissos em praticar, em nossas vidas, as condutas respeitosas, amorosas que entendemos serem as mais corretas. 

Algumas crianças afirmaram ter conseguido, por exemplo, respeitar os pais e mães, mas outras condutas ainda não foram cumpridas, como por exemplo, não bater nos irmãos ou nos colegas. Então conversamos um pouco sobre a violência e como ela apenas parece resolver as coisas, mas na verdade sempre piora tudo. Chegamos à conclusão que a violência não é, jamais, a melhor escolha.

Após esse bate-papo inicial, entramos no assunto do dia, no maravilhoso e fascinante tema das Matas, e como este ano é sob a regência de Oxóssi, e logo mais haverá nossa Louvação a esse Grande Orixá, falamos sobre o Reino da Jurema e lemos, coletivamente, um texto das aulas da Mãe Ita, no site da Tenda. Antes de começarmos, todos juntos cantamos um Ponto de um Guia das Matas para iluminar nossa leitura. Depois conversamos sobre o texto e, em seguida, cada criança comentou o tema e depois, a proposta era desenhar como cada um imaginava o Reino da Jurema.

Quando as crianças iniciaram os desenhos, as luzes foram apagadas para que o Senhor Ogum Rompe Mato, em guma, pudesse firmar o Ponto Riscado na entrada da Tenda, bem pertinho da cozinha, onde ainda estão acontecendo os nossos encontros da Sementeira. Foi uma alegria, uma honra! Estávamos ali falando, lendo, conversando sobre as Matas, o Reino da Jurema, a Era de Oxóssi e se aproxima de nós um Guia como o Senhor Ogum Rompe Mato! Ficamos todos ali quietinhos, só sentindo aquela vibração tão forte e iluminada!

Claro que depois de tanto envolvimento da Luz os desenhos das sementinhas não poderiam ser menos belos! Viajamos para um mundo de árvores que ultrapassam o céu, cachoeiras, aldeias, Guias das Matas e muito mais!

Ao final do encontro, como parte dos nossos compromissos diante das condutas corretas, as sementinhas guardaram as cadeiras, todos os materiais foram arrumados nas caixinhas e na bandeja e o que ficou de lixo foi recolhido. Tudo foi muito iluminado, gostoso, alegre e leve, como sempre!

Olhem as lindezas que as sementinhas criaram para louvar o Reino da Jurema, as Matas, o Arqueiro Divino Oxóssi:












OKÊ, OKÊ ARÔ, DIVINO ARQUEIRO, CAÇADOR DE ALMAS!

SALVE A UMBANDA SAGRADA!

SALVE A NOSSA TENDA DE UMBANDA LUZ DO ORIENTE!




*


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sementeira, emoção, alegria e a Árvore dos Desejos.

Sábado, 04 de janeiro foi dia de pura emoção, olhinhos brilhantes e risos larguíssimos! Reencontro da Sementeira, boas novas, todo mundo falou sobre férias, Natal, Ano Novo e muito mais... tudo foi compartilhamento de alegrias e saudades... e foi bastante acolhedor para as novas sementinhas que chegaram agora.

Após esse bate-papo inicial, onde os aspectos mais espirituais das festas de Natal e Ano Novo foram ressaltados, fizemos uma apresentação bem dinâmica, brincando de mímica. Em círculo, cada criança dizia seu nome e fazia um gesto. Depois todas repetiam o nome e o gesto... foi uma delícia de palhaçadas!
Em seguida falamos dos nossos desejos para 2014 na Sementeira e aí a Sofia nos lembrou que combinamos de fazer uma oferenda pro Seu Zé Pelintra, inclusive com a confecção de um alguidar de argila! Outra coisa bem legal foi que combinamos, também, de fazer atividades mais movimentadas, com mais brincadeiras, com vídeos como Avatar, se Oxalá permitir, já na nossa Casinha Pinta Céu.

Conversa fluindo e desaguamos no tema Respeito (e outros valores importantes para termos boa convivência). Conversamos muito sobre as coisas que não gostamos que façam com a gente, como: brigar, bater, apelidar, mandar calar a boca, falar enquanto outro esta falando, ser egoísta...

Aí começamos a brincar da Árvore dos Desejos. Oramos e cantamos para iluminar o momento seguinte no qual cada um escreveu na Árvore uma conduta positiva, que devemos seguir para a boa convivência e aprendizado. E nossa árvore ficou linda com folhas, flores e frutos de amor, respeito, gentilezas! Após todos escreverem, fomos relendo as condutas colocadas e houve um questionamento fundamental: " - Sementinhas, quem é que segue, no dia-a-dia, na vida, na rotina, essas condutas que vocês mesmos escreveram?" Com muita sinceridade, as crianças disseram que não seguiam a maioria das condutas.


Consideramos esse momento de honestidade muito importante, verdadeiramente belo, porque foi um exercício de olharmos para nós mesmos e encararmos verdades. Após uma boa e longa conversa, firmamos um pacto de convivência e um compromisso: o de buscar vivenciar as condutas colocadas ali na nossa Árvore, na escola, em casa, nas brincadeiras de rua e na própria Sementeira, claro!  Decidimos que todos os sábados vamos ler as flores, folhas e frutos da nossa Árvore, vamos meditar no que aquelas condutas representam para nós, vamos confirmar nosso pacto de amor coletivo, vamos regar a nossa Árvore que vai crescer cada vez mais linda nos nossos corações!


Recadinho:

MUITO OBRIGADO 
A QUEM AJUDOU 
A CONSTRUIR 
NOSSA CASINHA 
PINTA CÉU! 
OBRIGADA, 
DE CORAÇÃO!

A CONSTRUÇÃO 
VAI COMEÇAR!!!






*