sábado, 24 de agosto de 2013

Laroyê Exu! Exu Emojubá! Aluvaiá, as Pombogiras! Sementeira compreendendo e agradecendo a Guarda Divina de Exu!

Durante os sábados de agosto, priorizamos um aprofundamento sobre a Mestria Exus e Pombogiras, para que as nossas sementinhas limpem completamente de seus corações e mentes todos os preconceitos trevosos contra esses Grandes Magos da Divina Magia Branca, Grandes Guardiões Cósmicos, Executores da Lei, que são os amados Exus e Pombogiras.

Lemos em sequencia e trabalhamos conceitos, concepções, elementos e fundamentos de Exus e Pombogiras. Belíssimo o interesse e compromisso das crianças diante desse estudo! Elas, como sempre, surpreenderam em concentração e participação ativa. Estavam um pouco agitadas além da conta, no sábado, 17, mas, também, são uns três sábados sem brincar lá fora, né, tia?! rsrsssss... O foco no tema Exus e Pombogiras foi realmente um pouco mais puxado para nós, Sementeira, mas se tratando desse tema, era necessário e foi muito, muito proveitoso para todos e todas, né?

Registramos, especialmente, algumas conexões feitas pelas crianças entre os elementos e fundamentos de Exus e Pombogiras, como, por exemplo, quando perguntamos sobre o formato do Tridente, usado pelo Senhor Exu Caveira e sua Falange, e elas responderam: "-O Tridente em Cruz, que é da Casa das Almas!" Sem dúvida alguma, ficou bastante claro que as crianças amam os Exus e Pombogiras, sem medos, sem preconceitos, compreendendo sua Mestria Divina e, ressaltamos, amaaaaaaaaaaam o nosso Divino Malandro, Seu Zé Pelintra! Sementinhas são loucas pelo Seu Zé! O acham engraçado, divertido, brincalhão e bonito... pois é, Seu Zé!

Hoje, 24, não haverá Sementeira, porque é o dia de nossa Louvação de Exu, que começará as 22h. No próximo sábado 31, faremos uma revisão, brincando, de todos os conteúdos trabalhados até agora e em setembro, nosso tema será a Ibejada, os Erês! Vamos brincar um montão, sementinhas!

A Sementeira agradece à Guarda e Proteção de Exus e Pombogiras! Agradece a Pai Tupinambá e todos os Guias de Luz da Tenda de Umbanda Luz do Oriente! Agradece à Matenta e à direção da nossa Casa, pela oportunidade de conhecermos a Umbanda em sua profunda e cósmica Verdade! Saravá a Umbanda Sagrada, de Luz, Amor e Fé!

Confiram as sementinhas concentradas estudando Exus e Pombogiras e depois pintando um Exu, ou uma Pombogira, que cada um escolheu. Lindos, lindas!

Sementeira ganhou um lindo presente: a chegada da Lariza, que veio pra somar na condução dos nossos encontros de sábado. Muito bem-vinda, acolhida com amor e alegria, a Lariza!

 
   
 
 
 
 
 








*


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

MATRIX - Link para ver on line.

Sementinhas, combinamos de marcar pra assistirmos juntos ao filme MATRIX, o primeiro, o original... o Ângelo ficou de levar no próximo sábado; mas a gente vai logo afinando os sentidos clicando no link abaixo, onde podemos assistir online.

http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-matrix-dublado-online.html







*


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Exus e Pombogiras - Alguns Elementos de Força e Mistérios



AS CORES usadas pelos Exus e Pombogiras são o vermelho com dourado, ou o roxo e suas gradações. As Cores são vibrações, são Vida! Todas as formas de vida são emanações e fragmentos da Grande Vida Cósmica. O som, a cor, a luz, os minerais, os vegetais, os animais, os pensamentos, os pontos riscados e cantados, os aromas, as orações, as formas geométricas, tudo vibra em frequências variadas. As cores nos transmitem sensações, emoções, sentimentos, ressaltando fatores espirituais, energéticos e psicológicos em nossos corpos. A cor branca é a síntese de todas as cores e, em seu amplo espectro, ela contém da cor violeta até a cor vermelha. A cor preta é ausência de Luz e por isso não é usada na Umbanda.

Branco: paz, pureza, força divina, curas espirituais, elevação espiritual.

Vermelho: energia, força, impulso, vitalidade, vigor, proteção, ação, poder.

Violeta, Roxo e gradações: plenitude espiritual, transmutação, Cura das doenças e dores e Cura sutil profunda em todos os planos e dimensões. Essas cores resultam das misturas das cores frias (tons de azuis) com as cores quentes (tons de vermelhos).

Dourado: emanações da irradiação solar responsável pela síntese da vida em nossa galáxia. Luminosidade interior, sensibilidade, inteligências, habilidades emocionais e manuais, amorosidade, fluidez.


O TRIDENTE é uma simbologia magística perfeita que representa os caminhos cruzados da evolução espiritual a partir da Terra. Ele possui os quatro elementos primordiais: ar, água, fogo e terra. O Tridente também é um representação da energia tripolar que Exu e Pombogira vibram: positiva, negativa e neutra, e que vitaliza, desvitaliza ou neutraliza qualquer um dos sete sentidos dentro da lei cármica.


OFERENDAS E OBRIGAÇÕES PARA OS EXUS - farinha de farofa, azeite de dendê, cebolas em rodelas, pimentas vermelhas, velas vermelhas, charutos, vinho seco. Oferendas e obrigações para Seu Zé Pelintra - feijão manteiguinha ou fradinho, azeite de oliva extra virgem, azeite de dendê, cebolas, pimenta malagueta, vinho tinto, cachaça, velas de altar vermelhas, charutos.

SAUDAÇÃO: LAROYÊ, EXU! EXU EMOJUBÁ! Significa: Mensageiro dos Orixás, eu te saúdo!



OFERENDAS E OBRIGAÇÕES PARA AS POMBOGIRAS - morangos, maçãs, uvas, romãs, ameixas, cerejas, e outras frutas vermelhas. Para as Pombogiras da Falange dos Caveiras e as demais Pombogiras da Linha das Almas, as frutas são roxas. As frutas devem ser oferendadas em travessas de louças brancas.
Rosas vermelhas sem espinhos para as Pombogiras da Casa de Exu. Para as Pombogiras da Casa das Almas, lírios roxos ou brancos, ou crisântemos brancos, ou rosas brancas.

Leques vermelhos e dourados, baralhos, moedas douradas, fitas vermelhas e douradas, pulseiras e colares, mel ou melado, perfumes de rosas, ou verbena ou dama da noite, cigarrilhas, taças, licores, velas vermelhas e ou douradas, um tecido vermelho para "deitar" a obrigação, na Casa de Exu.


SAUDAÇÃO: ALUVAIÁ! Significa: Gira Guardiã, nos Caminhos da Luz!




*

sábado, 10 de agosto de 2013

Exus e Pombogiras, Lendas da Amazônia e Encantaria, e a Matrix e o Perdão. Sementeira aprofundando.

E foi lindo, como sempre e cada vez mais!

Começamos afinando nossa programação para o sábado: leitura e comentários sobre o texto dos Exus e Pombogiras, leitura e comentários sobre as Lendas da Amazônia e Encantaria e uma reflexão coletiva sobre o perdão. 

Exus e Pombogiras
Iniciamos com a leitura em sequencia do texto sobre os Exus e Pombogiras. As crianças perguntaram, comentaram, participaram bastante e, como esperado, ficaram muito interessadas na história dos treze crânios de cristal. Surgiram questionamentos diversos sobre os animais interdimensionais, sobre as pirâmides e as naves. As crianças irão pesquisar sobre os temas, incluindo os treze crânios de cristal e trarão, no próximo sábado, para nossa reflexão grupal.

Linda a arte que a Ana Laura criou para o texto dos Exus e Pombogiras! 
Atenção na colagem da Minnie... rsrssss...

Outra questão abordada com as crianças foi quanto ao trabalho das Pombogiras. Nesse ponto, orientamos que as crianças tenham muito cuidado quanto à interação com desconhecidos, tanto na internet quanto na vida presencial. Reforçamos que as Pombogiras atuam para equilibrar a energia sexual da humanidade e que a energia sexual não é ruim, e sim sagrada, mas foi e é muito deturpada e corrompida, sendo usada pelas trevas para fazer o mal. Alertamos as crianças sobre a pedofilia, lembrando sempre que devem se proteger, e pedir proteção às mães, e que também, em qualquer situação em que se sintam ameaçadas por pedófilos, devem chamar pelas Pombogiras de Lei.

Para o próximo sábado iremos tratar dos fundamentos de Exus e Pombogiras: as cores, as frutas, as velas e demais elementos de oferendas, as bebidas, o charuto e a cigarrilha, as saudações, enfim, tudo o que é da energia e irradiação dos nossos amados Guardiões e Guardiãs.

Lendas da Amazônia e Encantaria

Vitória e Clara trouxeram a Lenda da Oiara. Vitória leu, interpretou muito bem a Lenda e identificou a relação da Lenda com as Caboclas de águas como D. Juliana, Princesa Flora, D. Jandira.



 Ângelo trouxe a Lenda da Onça Negra, ressaltando que essa Lenda remonta ao período prè-colombiano, dos Maias e Astecas que já rendiam louvores à Onça Negra. Imediatamente todas as crianças identificaram D. Herondina.

As crianças que não trouxeram suas lendas, se comprometeram a trazer no próximo sábado.

A Matrix e o Perdão
Para finalizar começamos a trabalhar o Perdão, como uma consequência da compreensão de que tudo nesse mundo é ilusão e que, como esse próprio mundo, tudo o que pensamos nos fazer sofrer, também é ilusão. Tudo é armadilha da mente dominada pelo ego, inclusive os papéis de vilão e vítima.

Começamos lembrando dos sonhos que parecem muito reais e dos chamados déjà vu's, aquelas situações que parecem que já foram vividas antes. Então dissemos a eles que Pai Tupinambá, Mãe Ita, Mãe Mariana e todos os nossos Guias tem nos colocado que esse mundo é uma caixinha de ilusões, e que Seu Zé Pelintra, certa vez, nos perguntou: "-quem disse que vocês não estão no passado?"

Silêncio e susto. As crianças arregalaram os olhos. Então lhes perguntamos se já tinham assistido ao filme Matrix, e alguns responderam que sim, aí eles fizeram a conexão.

Então fomos aprofundando a conversa até o ponto em que compreendemos que se tudo isso aqui é ilusão, também o que nos faz sofrer, as brigas, as traições, os conflitos, as mágoas, as dores, tudo é ilusão que nossa mente alimenta pra nos afastar da LUZ que somos em essência, porque somos criados à imagem e semelhança de Deus. Então, o que somos, em realidade, é LUZ.

Por isso devemos compreender essa ilusão e perdoar a tudo, para estarmos na sintonia da LUZ que somos. Instalamos, com essa conversa inicial, um trabalho sobre o perdão, na Sementeira Pinta Céu. Na sequencia trabalharemos o perdão, o amor, a amizade, a gentileza, a lealdade, o respeito e outras virtudes que queremos alimentar em nós.

Fechamos este sábado Sementeira Pinta Céu com a oração do Santo Anjo. :)

Exus, Lendas da Amazônia e um trabalho sobre o Perdão.

O sábado na Sementeira Pinta Céu vai ser pleno!!! Hoje vamos começar lendo o texto sobre os Exus, conversando um pouco acerca desses amados e poderosos Guardiões da Luz, trabalho que se estenderá por todo o mês de agosto. O texto, já apresentado aqui no Blog (para ler, clique aqui), não foi possível ser lido no sábado passado, mas hoje já estamos com ele em mãos e vamos trabalhá-lo com as crianças.

Em seguida, vamos ver as apresentações das duplas sobre as Lendas da Amazônia e sua relação com a Encantaria, lembrando das aulas de Mãe Ita, que já nos ensinou que muitas das nossas Lendas, na verdade, relatam a chegada dos Caboclos e Caboclas da Encantaria nos Portais da Amazônia, na forma de animais sagrados, curadores, primeiramente entre os ribeirinhos. A tarefa para as duplas é: apresentar as Lendas, fazer a relação com a Encantaria e identificar um ou mais Fundamentos do Caboclo ou Cabocla. As crianças escolheram as Lendas e hoje irão apresentá-las.

Em tempo: a Sementeira agradece ao nosso querido José que trouxe a Lenda da Uapê-Jaçanã, ou Vitória-Régia, e que romanceia a história dos primeiros contatos da nossa amada Mãe, Cabocla Iracema, já cruzada com a Mãe dos Orixás, a Yabá Nanã, Saluba!

E para finalizar nossos trabalhos, hoje, vamos começar a fazer um trabalho de Perdão, entendendo o Perdão, não em relação a uma ou mais pessoas, mas em relação a tudo e a nós mesmos. Vamos fazer esse trabalho no silêncio, bem no centro do coração, jogando LUZ em tudo o que pensamos ter nos ferido ou magoado. É um começo.

Pra começarem a treinar, Sementinhas: "Eu te perdoei, você me perdoou, eu e você somos um só em Deus, Eu te amo e você me ama também, eu e você somos um só em Deus." Vamos mantrar? ;)

Até mais crianças lindas e queridas!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Lendas da Amazônia e Encantaria: Uirapuru - Waldemar Henrique

Então vamos às Lendas da Amazônia hein, Sementinhas?!
Quero ver quem vai lembrar de levar, no sábado, as lendas prometidas... Em tempo: tem que levar a Lenda, a relação com a Encantaria e um fundamento ou encantamento do Caboclo ou Cabocla.

Pra inspirá-los:

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

É Agosto, é Exu, Laroiê! Aluvaiá as Pombogiras!

Entramos em Agosto e a Sementeira vai estudar, sentir, vivenciar a grandeza, os mistérios, a Guarda Divina dos Exus e Pombogiras. Vamos conversar e aprofundar com todo o cuidado necessário, para desmistificar os absurdos criados sobre esses grande Guardiões e Guardiãs, Executores da Lei Divina. Exu é LUZ!

Confiram o texto que iremos ler nesse sábado, 05 de julho. 

LAROIÊ, EXU! EXU EMOJUBÁ! 

EXU é "aquele que vem à frente". Exú é Mago Branco, Divino Agente e Executor da Lei. Na Umbanda, Exu é um desmembramento do Orixá Ogum, que é Orixá das batalhas, das lutas (Luz X trevas, em tudo e em nós), da energia ordenada no Raio Azul Anil matizado com Vermelho, indicando "a harmonia pelo conflito", em nosso plano ilusório, onde antes vem o caos, depois a ordem. O ordenador da Lei é Ogum e o executor é Exu.


Por ser um executor da Lei, Exu é um Guardião de todos os Portais de entradas e saídas em níveis planetários, de nosso Plano Astral. Mas a realidade Exu transcende nosso Planeta, Sistema Solar e Universo. Aonde existe a Lei, ela é executada. Exu não existe somente como evolução humana de nossa raça, mas também em outros níveis Evolutivos. Exu é preparado nos Reinos iniciáticos, e seus corpos espirituais passam por processos que ainda não temos condições de entender, para irem com extrema e absoluta facilidade e galhardia das trevas à Luz, atravessando abismos e umbrais indecifráveis para nós, sem que isso o perturbe ou transtorne.

Para Exu devemos pedir misericórdia, perdão pelos erros cometidos, proteção e guarda dos nossos caminhos, da nossa vida. Alguns Exus que conhecemos na Tenda: Senhor Tranca Rua das Almas, Senhor Sete Encruzilhadas, Exu Tiriri, Exu Veludo, Exu Brasa, Senhor Capa Roxa, Seu Zé Pelintra, entre outros Exus de Lei, Guardiões de Alta Luz.

ALUVAIÁ AS POMBOGIRAS! 

POMBOGIRA é Guardiã que “gira nos caminhos”. As Pombogiras são grandes Magas Brancas, Guerreiras da Luz. Algumas nunca encarnaram em nosso mundo, pois são de outros Reinos, mas há também as que viveram entre nós e que já saíram do ciclo de reencarnações, e adentraram nos Reinos Iniciáticos, sendo treinadas para assim serem Guerreiras e Magas Brancas. São muito aguerridas e carregam em seus Mistérios a capacidade, pelos seus Corpos Espirituais, de serem "exaustores" sexuais, com a missão e a capacidade de equilibrar a falta e o excesso de energia sexual, curando doenças sexuais dos corpos mental e emocional como a pedofilia e as práticas como a pornografia, o estupro e outras que destroem nossos canais vitais, os chacras, desenvolvendo fobias e trazendo dor e sofrimento a tantas pessoas.

NUNCA devemos oferecer sacrifício animal em obrigações, pois tanto os Exus de Lei como as Pombogiras REPUDIAM quaisquer maus tratos aos animais, que são também protetores. Algumas Pombogiras que conhecemos na Tenda: Dona Sara Cigana do Oriente, D. Maria Molambo, D. Rosinha Malandra, D. Maria Padilha, as Senhoras Ciganas Sete Saias, Ciganinha, Cigana Carmelita, Cigana Carmem entre outras Pombogiras de alta Luz.

A FALANGE DOS CAVEIRAS. 

Caveira é sustentação e ordenação do corpo físico, que é nossa forma manifestada na Terra. Sem a estrutura óssea não poderíamos viver nesses corpos. O crânio guarda o cérebro, um dos centros de comando do corpo, junto com o coração. Na região da cabeça estão os principais chacras e glândulas que são os canais de nossa espiritualização, como o chacra coronário, e as glândulas pineal e pituitária.

Os Caveiras cuidam dos Campos Santos: a Calunga Pequena (cemitérios) e a Calunga Grande (fundo mar). Tudo o que desencarna passa primeiramente pelos portais dos Caveiras que, por isso, trabalham na pura irradiação dos Orixás Obaluaê/Omulu e Nanã Buruquê, na Casa das Almas. Alguns Exus de Lei e Pombogiras da Falange dos Caveiras: Senhor Exu Caveira, Senhor Exu Tata Caveira, Senhor Exu João Caveira, e as três irmãs Caveiras: Senhora Maria Caveira, Senhora Rosa Caveira e Senhora Joana Caveira.

OS 13 CRÂNIOS DE CRISTAL. 

Os crânios de cristal foram encontrados no México, América Central e América do Sul e são uma das maiores descobertas arqueológicas do século XX. Cada peça foi esculpida em um único bloco de cristal por volta do ano 1.000 a.C., com uma perfeição de detalhes que só poderia ser repetida pela tecnologia atual. O peso médio de cada crânio é de 5 quilos, com as dimensões de 13 cm de altura, 13 cm de frente e 18 cm de profundidade. Ao todo são 13 peças, hoje espalhadas por museus de todo mundo.

A ciência está atônita. Nenhum aparato tecnológico conseguiu até agora desvendar o mistério dos crânios de cristal encontrados entre ruínas das antigas civilizações maia e asteca, no México, na América Central e América do Sul e, mais recentemente, na Europa e Ásia. Com o tamanho aproximado de um cérebro humano e imitando suas formas à perfeição (alguns têm até mesmo o maxilar móvel), eles foram esculpidos em quartzo e ametista por povos que, se supõe, dominavam técnicas sofisticadas do trabalho com minerais.


O mais avançado laboratório de cristalografia do mundo – o da Hewlett Packard, na Califórnia, EUA – chegou à conclusão de que os crânios possuem um mecanismo interno de lentes e prismas que o homem moderno só começou a dominar há bem pouco tempo. Segundo análises do laboratório da HP, de forma interessante e intrigante, os prismas e canais ópticos existentes dentro de suas estruturas, fazem convergir a luz incidida sobre os crânios convergirem para os orifícios dos "olhos" e da "boca" de cada um deles, como um canal de saída.