domingo, 15 de junho de 2014

Tem poema pra Ogum, reflexões sobre o valor da Vida, estudo dos Animais e um montão de boas novas!

As crianças da Sementeira Pinta Céu tem participação ativa nas Louvações da nossa Tenda. Tiveram a honra de bater cabeça no Congá para o Senhor Urubatão de Jesus na Louvação a Oxalá, e oferendar flores brancas aos amados Pretos Velhos, em guma.

No sábado 17/05, criaram um belo poema coletivo em homenagem ao Senhor Ogum:

“Ogum é ordem.
Ogum é poderoso.
São Jorge é Alma de Guerreiro e não para de lutar.
Ogum é o Cavaleiro que aplica a Lei e a ordem com seu exército.
Ogum glorioso.
Guerreiro forte não tem ninguém igual a ele.”

No sábado seguinte, 24/05, a Sementeira passeou sobre trechos do livro Baghavad Gita e falamos sobre o problema do apego e o desapego. Foi feita uma pergunta para que todos dissessem - o que mais queriam em suas vidas. A maioria escreveu que queria um celular Iphone. 

Em seguida, a pergunta foi, propositalmente, refeita: e agora digam o que é mais necessário em suas vidas. E todos, então, reviram essas prioridades afirmando ser o mais necessário: amigos, água, ar, amor, família... e então foi desenvolvida uma importante conversa sobre os quereres necessários, seu valor e a simplicidade deles.

Depois conversamos sobre água, ar, natureza... e cada criança disse como imaginava o futuro. A maioria falou em árvores de ferro, homens-robôs e guerras. Conversamos muito sobre o porquê desse cenário tão tenebroso e refletimos que a própria humanidade é que escolhe isso, quando, por exemplo, a primeira escolha das crianças foi o Iphone e só depois é que apareceu a natureza, o amor como segunda escolha... Concluímos, então, que precisamos nos conectar com os Orixás em tudo o que é vivo, inclusive em nós mesmos.
E ao final brincamos muito de Adoletá, Peru com Bolinha de Z, Dentro-fora, Trenzinho e outras brincadeiras bem legais!

Nos sábados, 31/05, 07/06 e 14/06, falamos bastante sobre os animais, que são nossos grandes amigos e de como sofrem nesse mundo. Todos concluímos que devemos evitar os maus tratos e sempre defender os animais.

Lembramos que nossos amados Guias de Luz também são Animais de Força, assim como os Orixás e fomos falando dos Animais, como, por exemplo, a Arara de D. Mariana, o Touro de S. Francisco de Légua, a Lebre de Mãe Ita, a Pomba Branca de Oxalá, o Gato Preto do Seu Zé Pelintra, entre outros. Então, falamos que também todos nós temos Amigos Animais de Força, e fechamos os olhos para sentir o axé maravilhoso deles.


Sempre ao final dos encontros de sábado, a oração do Santo Anjo, de mãos dadas e, com muito amor e alegria, voltamos aos cuidados de nossas mamães e papais, para o Congá.

No próximo sábado, estudaremos um pouquinho sobre o Orixá Xangô, Grande Pai da Libertação kármica (leia aqui e em muitas outras postagens de jun/2013) e também brincaremos um montão!

Grande beijo e axé mil da Sementeira, agora de coordenadoras novas: além da Lariza, agora também estão com a gente a Jamillye e a Karla, e as três assistentes: Cecília, Clara e Bia. Amoooooo!!! 

Sementeira cresce linda e só dá flores de AMOR!!! <3



*