Há três sábados a Sementeira respira, sonha, trabalha e se encanta com a peça que deveria ter sido apresentada ontem, 01/02/14, durante a nossa Louvação a Oxossi, nas matas e águas de Benevides. Não foi possível apresentar por conta da maravilhosa chuva que nos banhou de muito Axé e Cura. Mas iremos combinar com nossa Matenta e, com a permissão do Chefe da nossa Tenda, Pai Tupinambá, vamos poder apresentar a peça "As Lendas da Amazônia, a Aruanda e a Encantaria" no Congá da Tenda.
Ontem, o jornal impresso O Liberal publicou uma linda matéria sobre nossa peça, escrita pelo Irmão de Fé Antônio Carlos. Obrigada, irmão! Confiram a bela matéria:
Belém 01 de Fevereiro de 2014
|
|
|
Crianças revelam magia da Encantaria
|
|
|
|
|
|
|
Sementeira
Peça faz relação entre as lendas da região e entidades da Umbanda
As "sementinhas", crianças que fazem parte do grupo de estudos Sementeira Pinta Céu, da Tenda de Umbanda Luz do Oriente, vão encenar hoje à tarde a peça teatral "As Lendas da Amazônia, a Aruanda e a Encantaria", em um sítio de Benevides. Na ocasião, será realizada a louvação anual da Tenda de Umbanda Luz do Oriente ao orixá Oxóssi, à beira de um igarapé nas matas do local.
O enredo da peça "As Lendas da Amazônia, a Aruanda e a Encantaria" revela uma relação entre personagens de lendas da Amazônia e entidades da Encantaria, que segundo ensina a Umbanda, é um dos reinos sagrados de outras dimensões "ancorados" no planeta com o objetivo de proteger a vida na Terra e ajudar a humanidade com curas, desobsessões e em sua caminhada evolutiva.
Desta forma, entidades como caboclos e caboclas que são Mestres da Alta e Divina Magia Branca e Guias de Luz de Aruanda e da Encantaria, começaram a se manifestar entre os povos ribeirinhos da Amazônia como animais encantados e sagrados que "baixavam", curando e harmonizando. Durante o segundo semestre de 2013, enquanto estudavam sobre Orixás e outros temas da Umbanda, as "sementinhas" também fizeram um trabalho continuado sobre a relação entre as lendas da Amazônia, a Aruanda e a Encantaria. O resultado do aprendizado culminará com a encenação da peça nas matas. Algumas lendas e suas respectivas relações com entidades foram escolhidas: Cobra Grande / Cabocla Jarina, Arara / Cabocla Mariana, Onça Negra / Cabocla Herondina, Vitória Régia / Cabocla Iracema, Curupira / Seu Surrupira, Iara / Sereias, Uirapuru / Caboclo Tupi e Boto / Seu Zé Pelintra.
Os figurinos foram confeccionados pelas próprias crianças com materiais reciclados. A Cobra Grande, por exemplo, é toda feita com paneiros e retalhos. O roteiro conta a história de Letícia, menina da cidade grande, que vai passar uns dias na casa de sua tia, em uma vila do interior. Durante passeio pelas matas, na companhia de sua prima, Maria, se depara com muitas surpresas e revelações. Ao final, Letícia responderá para si mesma o que busca, de verdade, em sua vida.
A peça também estimula o amor à vida natural, aos Reinos Divinos que estão sendo destruídos pela concepção equivocada de desenvolvimento e modernidade. Não poderia ser diferente, já que a Umbanda tem junto aos Reinos vegetal, animal e mineral acesso à grande força dos Portais de Luz que na Terra atuam para o amor, a cura e o resgate da humanidade.
Serviço
Peça teatral "As Lendas da Amazônia, a Aruanda e a Encantaria", será encenada hoje, em sítio de Benevides, pelo grupo de estudo Sementeira Pinta Céu, formado pelas crianças que frequentam a Tenda de Umbanda Luz do Oriente. Os encontros da Sementeira acontecem todo sábado, durante a Gira aberta ao público na Tenda, que fica na Cidade Nova 3, ao final da Rua do Fio, próxima à Praça da Bíblia, a partir das 17h.
Outras informações nos sites www.tendadeumbanda luz doriente.com.br e no Blog da Sementeira Pinta Céu: www.sementeirapinta ceutendaluzdooriente.blogspot.com.br.
|
|
|